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Entrega de declarações do IRPF supera projeções da Receita

Mais de 24 milhões de declarações foram enviadas pela Internet.

O secretário da Receita Federal do Brasil, Otacílio Cartaxo, declarou, na noite do dia 30 de abril, na Regional Brasília do Serpro, que a entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física foi exitosa em 2010, porque superou a marca dos 24 milhões de declarações estimadas pelo órgão. Ao todo, foram entregues 24.678.741 de declarações pela internet. "O sistema funcionou muito bem e suportou picos de 220 mil declarações por hora nos últimos dias de entrega", declarou o secretário.

Ele esclareceu que no ano passado foram recebidas pela internet mais de 25 milhões de declarações. A mudança nas regras para 2010 diminuiu o número de contribuintes obrigados a declarar. Mas a superação da meta estabelecida pela Receita Federal deveu-se, segundo o secretário, ao crescimento econômico e à distribuição de renda, o que fez com que a massa salarial não sofresse decréscimo. "A arrecadação previdenciária aumentou 5%, o que reflete a renda auferida pelo trabalho assalariado", afirmou Cartaxo. Ele aproveitou a oportunidade para reconhecer o trabalho de divulgação e esclarecimento promovido pela mídia. Também agradeceu o apoio tecnológico prestado pelo Serpro.

Secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, acompanhado do diretor do Serpro, Sérgio Cangiano (esquerda) e do coordenador nacional do IRPF, Joaquim Adir (direita)
Secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, acompanhado do diretor do Serpro,

Sérgio Cangiano (esquerda) e do coordenador nacional do IRPF, Joaquim Adir (direita)

Os números de 2010
Total de declarações entregues: 24.678.741
Declarações entregues utilizando certificado digital: 14.236
Recepção máxima por hora: 215.839 declarações - pico no dia 30/4, às 15h
Recepção máxima por dia: 2.761.230 - pico no dia 30 de abril.

Sala de comando monitora fluxo das declarações em tempo real
Em 19 de abril, o Serpro colocou em funcionamento a sala de comando que monitora o desempenho da rede, o tempo de resposta do sistema, o número de downloads, a detecção de ataques, a quantidade de transações que chegam ao mainframe e o tempo de resposta no envio, desde o momento que o contribuinte envia a declaração até que receba a confirmação de que a declaração efetivamente foi entregue. Ao todo, são sete unidades da Empresa que se envolvem neste trabalho de monitoramento, para que qualquer falha no sistema seja detectada e as ações de correção sejam providenciadas imediatamente. Assista à reportagem da TV Serpro sobre a Sala de Comando.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 3 de maio de 2010

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