Notícia
Segurança da Informação
Soluções seguras para facilitar a vida dos brasileiros

A rotina nas cidades está cada vez mais corrida e todo mundo quer, em meio a montanhas de dados, “economizar” tempo, acessando informações que são úteis no dia a dia. A tecnologia é uma aliada essencial nesse quesito, ajudando em momentos de lazer ou de “dever”: o que imaginamos que se quer de forma on-line? Poder acessar os dados de seu carro, receber alertas de recall, validar a CNH, por exemplo. Também podemos querer a opção de comprar virtualmente um produto de entretenimento usando aparelhos móveis para desfrutar no fim do dia. É por isso que novas tecnologias surgem com frequência e a sociedade está atenta a isso, desenvolvendo soluções que propiciem tanto a troca de informações entre instituições em prol da implementação de políticas públicas, como o provimento de serviços de validação que ajudem a evitar fraudes e a modernizar o atendimento digital.
“O Serpro, por exemplo, por meio de um trabalho de inteligência, agrupa informações que auxiliam o governo a promover políticas públicas e melhorias para a sociedade. São serviços que coletam dados disponíveis nos sistemas desenvolvidos para nossos clientes, com adoção de tecnologias emergentes, com o uso de ferramentas de análise, de big data, e com a construção de data lakes sofisticados”, compartilha o coordenador de Gestão de Segurança dos Ativos de Informação no Serpro, Ulysses Machado. “A oferta desses serviços gera e entrega informações úteis para a certeza das relações comerciais e jurídicas. Por isso, o Conselho Federal de Justiça, os ministérios públicos Federal e do Trabalho, entre outras muitas instituições que atuam com seriedade em prol do cidadão, são clientes dessas soluções Serpro”, acrescenta ele.
O Portal de Serviços Denatran, o Datavalid, GovData, Infoconv e APIs do Serpro dão suporte para que dados, transformados em informação, facilitem a vida das pessoas. As soluções são insumo na emissão do RG em alguns Estados; na inscrição de CPF no registro de nascimento; na abertura de contas, para validar os dados do novo correntista, sem que esse tenha que ir ao banco. E tudo é feito com a premissa da segurança.
“O Serpro percebeu, antes de construir esses novos serviços, que o acesso a informações de bases governamentais era feito por meio de robôs, como forma de ‘suprir’ a ausência de serviços estruturados. Esse acesso robotizado gerava um aumento do uso da rede e do procedimento de busca interna de nossos serviços, colocando em risco o atendimento ao cidadão", contextualiza Ulysses. “A construção e a disponibilização de serviços de coleta e análise de informações passou a ser uma solução viável para todos. Informações estruturadas oficiais são mais precisas e corretas que informações buscadas de modo inseguro”, avalia o coordenador.
Atender bem e focado na segurança
Além de atender uma demanda da sociedade, os serviços de informação devem ser oferecidos alinhados aos princípios de transparência, de estruturação de dados abertos – tão preciosos quando se fala em governo e cidadania digitais – e, ao mesmo tempo, respeitando, é claro, os requisitos de sigilo e de privacidade aos quais somos sempre aderentes. Por exemplo, uma empresa de e-commerce não tem permissão para fazer uma "varredura" ou o download de bancos de dados hospedados no Serpro. Como contratante do serviço, o que ela pode fazer, a partir do cadastro que o internauta fez na loja on-line, é "trazer e mostrar" esses dados para que se "devolva" dizendo se a informação é válida ou não.
Ou seja, mesmo quando a consulta é de um dado público, o sistema exige uma chave de entrada, como CPF ou CNPJ, para dar qualquer retorno. Todo o acesso a dados, mesmo os que não são protegidos por sigilo, são feitos com atestados, auditoria, rastreamento e exigência de certificado. Além disso, Ulysses Machado enfatiza que todas as fiscalizações também são efetuadas pelos órgãos de controle.