• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2018  ›  Soluções seguras para facilitar a vida dos brasileiros
Info

Notícias

notícias

Notícia

Segurança da Informação

Soluções seguras para facilitar a vida dos brasileiros

Transformar dados públicos em tecnologias que possam movimentar o comércio virtual, agilizar o atendimento on-line ao cidadão são algumas das missões da tecnologia na Era do Zettabyte
Uma pessoa segura um celular cuja tela exibe um ícone de um carrinho de compras online
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
26 de junho de 2018

A rotina nas cidades está cada vez mais corrida e todo mundo quer, em meio a montanhas de dados, “economizar” tempo, acessando informações que são úteis no dia a dia. A tecnologia é uma aliada essencial nesse quesito, ajudando em momentos de lazer ou de “dever”: o que imaginamos que se quer de forma on-line? Poder acessar os dados de seu carro, receber alertas de recall, validar a CNH, por exemplo. Também podemos querer a opção de comprar virtualmente um produto de entretenimento usando aparelhos móveis para desfrutar no fim do dia. É por isso que novas tecnologias surgem com frequência e a sociedade está atenta a isso, desenvolvendo soluções que propiciem tanto a troca de informações entre instituições em prol da implementação de políticas públicas, como o provimento de serviços de validação que ajudem a evitar fraudes e a modernizar o atendimento digital.

“O Serpro, por exemplo, por meio de um trabalho de inteligência, agrupa informações que auxiliam o governo a promover políticas públicas e melhorias para a sociedade. São serviços que coletam dados disponíveis nos sistemas desenvolvidos para nossos clientes, com adoção de tecnologias emergentes, com o uso de ferramentas de análise, de big data, e com a construção de data lakes sofisticados”, compartilha o coordenador de Gestão de Segurança dos Ativos de Informação no Serpro, Ulysses Machado. “A oferta desses serviços gera e entrega informações úteis para a certeza das relações comerciais e jurídicas. Por isso, o Conselho Federal de Justiça, os ministérios públicos Federal e do Trabalho, entre outras muitas instituições que atuam com seriedade em prol do cidadão, são clientes dessas soluções Serpro”, acrescenta ele.

O Portal de Serviços Denatran, o Datavalid, GovData, Infoconv e APIs do Serpro dão suporte para que dados, transformados em informação, facilitem a vida das pessoas. As soluções são insumo na emissão do RG em alguns Estados; na inscrição de CPF no registro de nascimento; na abertura de contas, para validar os dados do novo correntista, sem que esse tenha que ir ao banco. E tudo é feito com a premissa da segurança.

“O Serpro percebeu, antes de construir esses novos serviços, que o acesso a informações de bases governamentais era feito por meio de robôs, como forma de ‘suprir’ a ausência de serviços estruturados. Esse acesso robotizado gerava um aumento do uso da rede e do procedimento de busca interna de nossos serviços, colocando em risco o atendimento ao cidadão", contextualiza Ulysses. “A construção e a disponibilização de serviços de coleta e análise de informações passou a ser uma solução viável para todos. Informações estruturadas oficiais são mais precisas e corretas que informações buscadas de modo inseguro”, avalia o coordenador.

Atender bem e focado na segurança

Além de atender uma demanda da sociedade, os serviços de informação devem ser oferecidos alinhados aos princípios de transparência, de estruturação de dados abertos – tão preciosos quando se fala em governo e cidadania digitais – e, ao mesmo tempo, respeitando, é claro, os requisitos de sigilo e de privacidade aos quais somos sempre aderentes. Por exemplo, uma empresa de e-commerce não tem permissão para fazer uma "varredura" ou o download de bancos de dados hospedados no Serpro. Como contratante do serviço, o que ela pode fazer, a partir do cadastro que o internauta fez na loja on-line, é "trazer e mostrar" esses dados para que se "devolva" dizendo se a informação é válida ou não.

Ou seja, mesmo quando a consulta é de um dado público, o sistema exige uma chave de entrada, como CPF ou CNPJ, para dar qualquer retorno. Todo o acesso a dados, mesmo os que não são protegidos por sigilo, são feitos com atestados, auditoria, rastreamento e exigência de certificado. Além disso, Ulysses Machado enfatiza que todas as fiscalizações também são efetuadas pelos órgãos de controle.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico