Atuação do Serpro nos eixos ESG
Eixos ESG
Causa TI Verde - Ambiental |
TI Verde no Serpro reúne estratégias, metas e ações focadas em minimizar os efeitos da tecnologia no meio ambiente. A medida em que são incorporadas ao cotidiano da empresa essas evitam desperdícios de recursos com equipamentos, softwares e energia elétrica, mas também tornam o ambiente tecnológico mais seguro.
Nossa causa tem como objetivo atuar no sentido de uma economia circular com participação ativa de todos os atores envolvidos desde a fase primária de construção de nossos produtos e serviços até o descarte dos materiais envolvidos neste processo de construção.
Temos como ações:
- Redução de Gases de Efeito Estufa (GEE);
- Substituição dos gases refrigerantes: menos gás R-22; e
- Alienação de Móveis: Doação de Equipamentos
Causa Soluções Tecnológicas Sustentáveis e responsáveis - Social |
Ser ESG requer pensar nas pessoas de hoje e de amanhã, premissa que incorporamos às ações do eixo social voltadas ao pilar de tecnologia, onde agregamos às soluções e produtos valores de privacidade, empatia, bem-estar no trabalho, acessibilidade, equidade e inclusão, buscando a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento social e econômico para as próximas gerações.
Temos como ações:
- Uso de Canvas ESG na ideação de produtos;
- Capacitação dos Desenvolvedores em Acessibilidade Digital;
- Aplicação de Metodologia para Avaliação do Atendimento à Acessibilidade;
- Implementação de Comitê de IA Responsável;
Causa Bem-estar no trabalho - Social |
É pensando nas pessoas de hoje e de amanhã que as ações do eixo social, voltadas ao pilar de bem-estar no trabalho, tem o intuito de cuidar da força motriz da empresa, as pessoas, que estão engajadas e comprometidas na construção das nossas soluções. Para elas implementamos ações focadas na qualidade de vida no trabalho e no bem-estar físico, mental e emocional dos empregados dentro do ambiente laboral.
Nossa causa busca promover um ambiente mais favorável à inovação, o que contribui para o desenvolvimento da empresa, o crescimento dos empregados e soluções tecnológicas que beneficiam toda a sociedade.
Temos como ações:
Incorporação do cuidado com Direitos Humanos em suas diretrizes e politicas;
- Implementação de Concursos Públicos baseados em Equidade;
- Implementação do Programa de Ambientação Ser Serpro, com abordagem de admissão e integração mais humanizada e focada na experiência do concursado;
- Desdobramento de Iniciativas decorrentes de Pesquisas realizadas com PcDs e Neuro-divergentes;
- Qualidade de Vida no Trabalho como premissa no Trabalho Remoto;
- Uso da Pesquisa de Clima Organizacional na Saúde e Bem- Estar no Trabalho;
- Manutenção da Progressão Funcional, Desenvolvimento e Valorização Profissional e da Gestão do Desempenho;
- Iniciativas em Educação, Desenvolvimento e Cultura;
- Aplicação do Great Place To Work para obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. GPTW;
- Melhoria Constante do Plano de Assistência à Saúde - PAS/Serpro; e
- Manutenção do Plano de Previdência Complementar - Serpro Fundo Multipatrocinado.
Causa Inclusão Digital e mulheres - Social |
O eixo social do pilar de mulheres na tecnologia e inclusão digital estabelece ações que visam a inclusão de mulheres na área de TI além de abarcar também o Programa de diversidade da empresa. Ações de inclusão digital também são promovidas junto à sociedade.
Temos como ações:
- Implementação de Editais voltados à Equidade, Diversidade e Inclusão;e
- Ampliação da Ascensão Gerencial Feminina.
Causa Integridade - Governança |
No Serpro, o eixo de Governança estabelece ações que visam garantir a sustentabilidade a partir de uma maior conformidade ESG nos normativos, políticas e ações da empresa.
Conforme a Norma ABNT 2030 prevê "a governança tem destaque, no sentido de que é responsável pelo tom de como os temas e critérios ambientais e sociais devem ser conduzidos dentro da estratégia do negócio, bem como estabelece as políticas e os processos necessários para a consecução da estratégia. Os critérios sociais estão interconectados aos ambientais quando as organizações buscam adotar abordagens mais amplas sobre sustentabilidade”
Temos como ações:
- Governança Integrada para Apoiar o Alcance de Objetivos;
- Identificação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Gestão de Riscos e Controles Internos; e
- Integração da Governança, Riscos, Conformidade, Correição e Integridade (GRCI) aos Princípios e Pilares ESG.
Causa Cultura e Mudança Organizacional - Transversal |
No Eixo Transversal estão aquelas ações que perpassam todos os demais eixos e são essenciais para o fortalecimento da vocação ESG latente no SERPRO. Por conta da transversalidade, representa a “cola” entre o ambiental, social e governança, ampliando a visão sistêmica quanto ao desdobramento da temática em ações: o fortalecimento dos papeis no sentido de uma prática empresarial realizada por pessoas com conhecimento necessário para maior engajamento no assunto; e a transparência quanto a evolução da cultura ESG na empresa; entre outros.
Tendo como foco o amadurecimento de uma cultura ESG, as ações estão alicerçadas no conceito de sustentabilidade e, principalmente, na relação de interdependência com os ecossistemas social, econômico e ambiental, fortalecendo o protagonismo do Serpro e suas responsabilidades perante a sociedade, conforme preconizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, na 6ª edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa.
Temos como ações:
- Implementação da Categorização ESG no Plano de Investimento Anual da Empresa;
- Estabelecimento de um Plano de Comunicação com foco na Conscientização e Compartilhamento de Práticas ESG:
- Implementação de um Plano de Mudança Organizacional focado no Fortalecimento da Cultura ESG na Empresa;
- Implementação de um Plano Educacional focado no Desenvolvimento de Competências ESG;
- Implementação de Processos e Iniciativas para Especialização da Gestão e Governança, conforme os conceitos ESG da norma ABNT PR 2030; e
- Implementação de Ciclos de Conversação ESG para Revisão do Plano de Trabalho Ambiental-SocialGovernança-Transversal para 2024