Perguntas frequentes
Onde consigo informações sobre a VPN do Serpro?
Informações sobre técnicas, instaladores, manuais e mais podem ser encontrados clicando aqui.
Quero acessar a VPN do Serpro pela primeira vez. O que devo fazer?
É necessário possuir um certificado digital. A VPN do Serpro é acessível através de certificado digital. Para saber mais e adquirir seu certificado digital clique aqui.
Já possuo um certificado digital da OAB. Posso utilizá-lo para acessar a VPN do Serpro?
Não. O serviço de VPN do SERPRO só aceita e-CPF.
Já possuo um certificado digital e-CNPJ. Posso utilizá-lo para acessar a VPN do Serpro?
Não. O serviço de VPN do SERPRO só aceita e-CPF.
Já possuo um certificado digital e-CPF. Já posso conectar na VPN do Serpro?
Não. Para utilizar a VPN do Serpro é necessário solicitar acesso clicando aqui. A habilitação não é automática. Após o acesso ter sido solicitado, é necessário aguardar que sua habilitação seja efetivada por um aprovador de sua superintendência ou UG.
Como saber quem são os aprovadores da superintendência ou UG?
Para usuários do Serpro consultar clicando aqui. Demais clientes solicitar via chamado, SS.
Possuo um certificado digital SERPROID. Posso conectar na VPN do Serpro?
Não. Para utilizar a VPN do Serpro é necessário fazer o download do driver do SERPROID clicando aqui. Fazer o download do app(SERPROID) nas lojas da google/apple. Fazer o pareamento da estação de trabalho com o celular. Solicitar acesso a VPN clicando aqui. Após o acesso ter sido solicitado, é necessário aguardar que sua habilitação seja efetivada por um aprovador de sua superintendência ou UG.
Para informações detalhadas do SERPROID Clique aqui
Já tenho cadastro para acessar a VPN do Serpro. Renovei meu certificado e desde então não consigo acesso. Qual o problema?
A habilitação para acessar a VPN do Serpro não é por usuário, mas por certificado. Para cada novo certificado, uma nova solicitação de acesso deve ser realizada. Para solicitar acesso clique aqui.
Solicitei meu acesso a VPN do Serpro e meu certificado ainda não foi habilitado. O que devo fazer?
Se for um usuário do Siscomex ou da RFB deve-se abrir um chamado na Central de Serviços do Serpro.
Usuários do SERPRO devem procurar pelos aprovadores da sua superintendência.
Usuários de demais clientes procurar os responsáveis pela habilitação em sua instituição/empresa.
Onde consigo fazer o download do cliente de VPN do Serpro?
Para efetuar o download do cliente de VPN do Serpro clicar aqui.
Não sei usar o cliente de VPN do Serpro. Como obtenho informações?
Para adquirir o manual de instalação e utilização do cliente de VPN do Serpro clicar aqui.
Possuo Mac OS/IOS/IpadOS posso usar a VPN?
Sim, somente certificados A1. Para adquirir o manual de instalação do cliente de VPN do Serpro referente aos sistemas mencionados clicar aqui
Qual perfil devo selecionar na o-VPN SERPRO?
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SERPRO: Funcionários do SERPRO
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RFB: Receita Federal
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CARF (TLS 1.1): CARF que ainda usam TLS 1.1 ou demais clientes que usam TLS 1.1
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Clientes: Clientes do SERPRO em geral.
Troubleshoot
Orientação Geral
Para a maioria dos casos a simples reinstalação do novo cliente o-VPN é bastante efetiva. Para isto faça o download direto da página do SAR clicando aqui. Desinstale as versões anteriores antes de instalar a versão nova. Verifique se a versão baixada na estação é a mesma indicada na página do SAR/o-VPN. Instale a versão baixada.
Possuo o token Watchdata(Token Branco) Posso usar a VPN do SERPRO?
Não. O token foi descontinuado.
Ao tentar habilitar meu usuário no SIGSAR retorna erro “496 SSL Certificate Required”, como devo proceder?
Isto acontece quando a aplicação não reconhece um certificado válido do lado do cliente, para contornar o problema tente acessar primeiramente o Portal ecac, se não funcionar abra o SIGSAR em uma aba anônima, ou em um navegador diferente ou mesmo em um computador diferente se o erro persistir baixar a cadeia da autoridade certificadora.
Possuo Mac OS, segui todos os passos do manual, mas não consigo conectar na VPN, como devo proceder?
Verifique se baixou o arquivo ovpn correto (link no manual). Existem dois arquivos um para Clientes outro para funcionários do Serpro.
Erros do cliente OVPN
Um erro é exibido quando tento autenticar na VPN do Serpro através do cliente o-VPN. Como devo proceder?
Exit-with-notification
Esse erro significa que o certificado digital utilizado não está autorizado. Para efetuar a autorização clique aqui.
Não foi possível conectar ao Serviço o-VPN Serpro
Verificar se os serviços Cliente DNS e Cliente DHCP estão iniciados. Em caso negativo iniciar ambos e depois tentar iniciar o serviço o-VPN Serpro. Para essa checagem acessar os serviços do Windows digitar services.msc no campo de pesquisa do Windows.
Adaptador de rede virtual "TAP-Win32 Adapter V9" não encontrado
Isso ocorre quando o o-VPN não é instalado com privilégios administrativos.
Para tentar sanar o problema é necessário reparar ou reinstalar o cliente o-VPN com privilégios administrativos.
Se for verificado que o usuário possui várias conexões TAP do próprio o-VPN ou de outro software que utiliza a aplicação TAP é recomendado que apenas uma conexão do o-VPN esteja instalada e ativa para eliminar conflitos.
Network-unreacheable/nenhum adaptador de rede virtual encontrado
Quando essa mensagem é exibida significa que o adaptador de rede, usado pelo o-VPN, foi corrompido. A solução é reinstalar o cliente o-VPN:
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Através do painel de controle desinstale todas as versões do cliente o-VPN existentes em sua máquina.
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Reinicie sua máquina.
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Instale o cliente o-VPN e tente acessar novamente.
Obs: O download do instalador do cliente o-VPN pode ser realizado clicando aqui
Erro auth-failure
A habilitação na VPN é por certificado e não por CPF, ou seja, o processo deve ser seguido para cada novo certificado. Para habilitar o certificado na VPN é necessário:
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acessar o site http://sigsar.estaleiro.serpro.gov.br/solicitar
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escolher o certificado que deseja habilitar para uso da VPN;
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preencher e enviar o formulário;
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aguardar habilitação por parte do Aprovador.
Obs.: Serão enviados dois e-mails, o primeiro informado que a solicitação foi enviada e o segundo que a habilitação foi realizada com sucesso.
Ping-restart / tls-error
Verificar a qualidade da conectividade da sua estação de trabalho com a Internet.
Adaptador de rede virtual do o-VPN Serpro está em uso. Tentando liberá-lo... Falhou! O adaptador de rede virtual do o-VPN está em uso por um processo que não pode ser encerrado. Tente encerrá-lo manualmente.
Esse é um problema de gerenciamento do Windows com a interface de rede TAP do o-VPN.
Para solucionar o problema, no adaptador de rede do o-VPN, chamado Conexão o-VPN Serpro, uma das soluções abaixo pode ser executada:
Solução 1
Escolher a opção para inserir configurações de IP e DNS manualmente, confirmar e em seguida marcar a opção obter um endereço IP automaticamente e confirmar novamente.
Solução alternativa 2
Desativar a conexão o-VPN Serpro e logo em seguida ativar novamente.
Solução alternativa 3
Fechar e reiniciar todos os processos do O-VPN seguindo os seguintes passos:
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Pressionar <CTRL><ALT><DEL>;
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Abrir gerenciador de tarefas;
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Na aba Processos, encerrar todos os processos que tenham a palavra openvpn e ovpnctl;
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Reiniciar o o-VPN;
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Tentar conectar novamente.
O arquivo de log default.log está bloqueado para escrita. Tentando liberá-lo... Falhou! Não foi possível liberar o arquivo. Tente liberá-lo manualmente.
Como o próprio erro já informa, o arquivo que armazenara a log do cliente o-VPN está inacessível. A causa do problema pode ser permissão de escrita na pasta/arquivo ou o arquivo está aberto.
O arquivo defaut.log encontra-se em %appdata%/o-VPN SERPRO
Solução 1
Se identificado que o problema é permissão do usuário, contatar o administrador do ambiente de TI.
Solução alternativa 2
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Fechar o cliente o-VPN;
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Deletar a pasta o-VPN Serpro que se encontra em %appdata%;
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Executar novamente o cliente o-VPN.
Mensagem Inesperada recebida. Bem-vindo ao Serviço o-VPN Serpro
Tentar iniciar o serviço o-VPN Serpro. Para isso acessar os serviços do Windows digitando services.msc no campo de pesquisa do Windows.
Comunicação interrompida: canal fechado
Esse problema ocorre quando o sistema operacional Windows não consegue acessar as informações do certificado para que essas sejam utilizadas pelo o-VPN.
Solução 1
Verificar se os serviços Cliente DNS e Cliente DHCP estão iniciados. Em caso negativo iniciar ambos e depois tentar iniciar o serviço o-VPN Serpro. Para essa checagem acessar os serviços do Windows digitar services.msc no campo de pesquisa do Windows.
Solução alternativa 2
Token aladdin/Safenet
Utilizar o driver do token versão 5.x. Esse erro ocorre muito com a versão 8.x.
Certificado A1
Deletar o certificado digital e importar novamente no navegador web.
Soluções genéricas.
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Fechar cliente o-VPN utilizando a opção sair no menu (ler manual que se encontra junto ao instalador no site do Serpro), inicio-o e tente autenticar novamente;
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Remover e inserir o dispositivo mudando de porta USB e tentar autenticar novamente;
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Reiniciar o computador;
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Após estes passos, caso ainda sim esta mensagem seja apresentada, reinstale o driver do dispositivo se aplicável.