Rede de apoio acompanha empregados gaúchos dos quadros interno e externo
O Serpro mantém uma rede de apoio aos colegas do Rio Grande do Sul neste momento delicado. Os gerentes estão acompanhando de perto a situação de cada empregado da regional e estão sendo apoiados pela Diretoria de Pessoas, com a atuação do time de Business Partner. Caso conheça colegas em situação de risco, informar por e-mail para responsabilidadesocial@serpro.gov.br.
Os contatos podem ser feitos também pelos representantes do grupo de ação local:
- Pilla - (51) 99311-5780 - carlos.pilla@serpro.gov.br
- Maristela - (51) 99969-6561 - maristela.hubermann@serpro.gov.br
- Valquiria Bunducki - (41) 99162-3572 - valquiria.sauer@serpro.gov.br
Serpro detalha medidas direcionadas aos empregados da Regional Porto Alegre
A Diretoria de Pessoas (Dipes) disponibilizou no Soluciona a partir do dia 27 de maio, as opções para manifestação dos empregados da Regional Porto Alegre, com as ações aprovadas pela Diretoria Executiva do Serpro.
Quem quiser fazer a opção por uma das medidas, deverá seguir o caminho no Soluciona: ->Medidas Emergenciais - Rio Grande do Sul ->Opções Disponíveis ->Selecione a(s) Opção(ões) que deseja receber. Para maiores esclarecimentos clicar em ->Dúvidas/Orientações.
Estando o empregado com impedimento de acesso, será acionado pela sala de crise para tratamento, conforme o caso. O empregado também poderá solicitar por e-mail ou outro meio de comunicação ao seu chefe imediato para que faça por ele, colocando o CPF do empregado no campo Atendimento Para Outro Usuário, indicando as opções desejadas e anexando o pedido recebido ou seu registro no campo “Detalhes da Demanda”. Situações excepcionais deverão ser encaminhadas para o e-mail “Atendimento Assistido Emergência RS” atendimento-assistido-emergencia-rs@serpro.gov.br.
As medidas administrativas somente para os empregados lotados na Regional Porto Alegre, que serão implementadas sob demanda individual dos empregados, são:
- Antecipação do 13º salário:
O empregado poderá solicitar crédito de 10/12 do 13º salário, menos o adiantamento recebido, se for o caso.
- Adiantamento de 80% de até 2 remunerações com parcelamento em até 18x:
O empregado poderá solicitar 80% de até 2(duas) remunerações, podendo ser dividido em até 18 parcelas, com uma carência de 3(três) meses.
Como critério para solicitar o adiantamento, o empregado deve autodeclarar que sofreu impactos diretos e indiretos relacionados as enchentes, com necessidades financeiras urgentes devido a situação de calamidade no Rio Grande do Sul.
- Flexibilização dos períodos de gozo das férias:
O empregado que já tiver programado férias com período de gozo de 05/07/2024 a 31/12/2024 poderá solicitar a antecipação do pagamento das férias que tiver direito.
Registra-se que não haverá novo pagamento no período de gozo. Caso o empregado não tiver férias programadas, ele deverá fazer a programação no SGP.
- Pecúnia da licença-prêmio atual ou possível antecipação:
O empregado que tiver adquirido 15 dias de licença prêmio, mas devido a cláusula do ACT estaria impedido de vender, poderá solicitar a conversão em pecúnia deste valor.
- Pausar o desconto do parcelamento de férias em 3 meses:
Após solicitação do empregado, as parcelas do adiantamento salarial de férias terão o desconto interrompido por 03 meses.
Com exceção da licença-prêmio, o empregado declara ciência dos descontos que serão assumidos em função dos recursos selecionados, respeitados os prazos e carências pré-estabelecidos. A empresa enfatiza que os recursos devem ser escolhidos com prudência, considerando cuidadosamente a capacidade financeira individual, a fim de evitar endividamentos excessivos.
Previsão de crédito dos valores das medidas emergenciais
O empregado que fizer a opção pelas medidas emergenciais até 04/06/2024 receberá o crédito em 10/06. Aqueles que solicitarem as medidas emergenciais de 05/06/2024 até 14/06/2024, receberão o crédito em 30/06.
As medidas emergenciais voltadas para empregados lotados na Regional Porto Alegre podem ser solicitadas por meio do link https://soluciona.serpro.gov.br/ , na oferta "Medidas Emergenciais - Rio Grande do Sul"
Serpro ampliou opções de atendimento no período de emergencial
Para oferecer maior praticidade e segurança aos nossos beneficiários, o Serpro ampliou as opções de atendimento nesse período de situação emergencial no Rio Grande do Sul. Prestadores da rede credenciada estão oferecendo consultas e sessões por videoconferência e teleconsulta, mediante agendamento prévio e pronto atendimento.
A rede credenciada na região de Porto Alegre, contendo clínica, laboratório e um hospital especializado que em psicologia e psiquiatria, de forma ambulatorial, está atendendo os empregados gaúchos nesta calamidade. Não é necessária carteirinha do PAS Serpro, pois ao informar o CPF, a mesma já estará cadastrada.
O empregado também tem a opção de serviço online que pode ser feito pelo https://nav.dasa.com.br/ ou por app Nav DASA (disponível no IoS e no Android). O beneficiário deverá entrar em contato por meio do telefone 4003-5360, informar o CPF ou nome completo para acesso ao agendamento na especialidade desejada.
Por meio da DASA é possível:
Agendamento de Tele Especialidade;
Consulta por videoconferência
Emissão de receitas
Especialidades:
Endocrinologia, Neurologia, Pediatria, Psiquiatria, Ginecologia, Oncologia Clínica, Atenção Primária, Cardiologia, Urologia, Infectologia, Geriatria, Gastrologia, Clínica Médica, Psicologia (Consulta inicial e Terapias), Nutrição (Consulta inicial e Terapias).
Se necessário, o atendimento assistido pode ser feito nas salas de atendimento, ou pelo formulário Soluciona ou ainda pelo Yo Serpro.
Arrecadação nas regionais do Serpro
O Serpro promove, coordenado por sua Superintendência de Gestão Logística, uma arrecadação de mantimentos em suas unidades regionais.
Os itens indicados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul podem ser consultados em https://sosenchentes.rs.gov.br/doacoes-em-geral.
Locais para a entrega das doações:
SEDE - Ponto 1: Entre as salas de segurança e brigada ao lado do ambulatório médico (Térreo) / Ponto 2: Em frente ao anexo/Sede
REGIONAL BRASÍLIA - Antiga sala da segurança localizada entre os prédios da regional e anexo da regional.
REGIONAL BELÉM - Sala 6 - Sala da Supgl - PCT - Espaço Inovação
REGIONAL RECIFE - Recepção da regional
REGIONAL CURITIBA - Sala da Supgl, segundo andar
REGIONAL SALVADOR - Recepção principal
REGIONAL FLORIANOPOLIS - Corredor de entrada, do lado da porta da GL.
REGIONAL SÃO PAULO - Hall do nível 1, próximo ao restaurante.
REGIONAL BELO HORIZONTE - Recepção/Expedição
REGIONAL FORTALEZA - Corredor Central do Bloco Principal
REGIONAL RIO DE JANEIRO - Recepção principal
Empregado: perdeu seu token ou precisa de certificado digital?
Opte pelo SerproID! A adesão ao SerproID pode ser feita pelo Yo Serpro, usando a opção Certificado Digital => SerproID. Clique no manual e veja como obter o Certificado Digital SerproID ou o Assinador Digital:
Orientações que podem ajudar a prevenir doenças e a manter a segurança durante e após uma enchente
Proteção Pessoal
- Busque um local seguro, longe de áreas alagadas e fontes de energia.
- Use calça comprida e sapato fechado, e se possível, galochas ou sacos plásticos por dentro do calçado.
- Após o contato com a água da enchente, lave as pernas, pés e mãos com água e sabão o mais rápido possível.
- Faça uma ducha íntima para higienizar a área genital
Cuidados Médicos
- Em caso de acidentes, cortes, ingestão de água, ou qualquer sintoma anormal após a exposição à enchente, busque atendimento médico imediato.
Higienização da Casa
- Evite contato direto com superfícies sem luvas e máscara.
- Utilize desinfetantes à base de cloro para limpar a casa, especialmente áreas atingidas pela enchente.
- Verifique a qualidade da água antes de utilizá-la para consumo, desinfetando caixas d'água e tubulações.
Alimentos
- Descarte alimentos perecíveis que estiveram em contato com a água da enchente.
- Alimentos submersos, fora da geladeira por mais de duas horas, não devem ser consumidos, mesmo se parecerem intactos.
- Desinfete embalagens e utensílios com água sanitária antes de reutilizá-los.
Animais Peçonhentos
- Tenha cuidado ao manipular destroços e entulhos, pois podem abrigar animais peçonhentos, como cobras e aranhas.
- Use calçados fechados e luvas ao limpar áreas afetadas para evitar picadas ou mordidas.
- Em caso de encontrar animais peçonhentos, acione as autoridades locais responsáveis para realizar a remoção segura desses animais.
Representações de trabalhadores divulgam campanha de solidariedade ao RS
O Brasil tem acompanhado o que a população gaúcha tem vivenciado com a catástrofe decorrente das fortes chuvas e suas enormes consequências no estado. O sentimento nacional é de total solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul e tanto o Serpro como outras instituições estão realizando diferentes ações para enfrentar a situação e ajudar as pessoas.
Uma importante iniciativa em andamento é a arrecadação de valores via Pix por entidades de representação dos trabalhadores e trabalhadoras do Serpro no estado. O Solidariedade RS tem como objetivo repassar o dinheiro arrecadado a entidades e organizações da sociedade civil que estão atuando diretamente na tragédia.
Totalmente solidário à população gaúcha, incluindo profissionais da empresa nascidos, que moram ou têm familiares e amigos na região, o Serpro busca incentivar todas as formas de preservação da vida, de socorro aos atingidos pela tragédia e para a recuperação do estado. E, por isso, colabora com a divulgação de iniciativas como essa, idealizada por seus trabalhadores.
Como doar
A campanha é organizada pelo Sindppd/RS, Organização Local de Trabalho (OLT), Ação Corporativa em Nível Regional (ACNR) e Associação dos Funcionários (Afuspa) do Serpro em Porto Alegre. Toda a prestação de contas será publicada no site do sindicato estadual.
Os valores podem ser enviados via Pix 90273442000102, que é o CNPJ do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados no Estado do RS (Sindppd/RS).
Há também a possibilidade de transferência bancária:
Banco do Brasil
Agência: 3252-2
Conta Corrente: 21.200-8
CNPJ: 90.273.442/0001-02
Doações do Imposto de Renda
Durante a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, o contribuinte pode destinar até 6% do imposto devido para fundos do governo gaúcho e de municípios do estado vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente e fundos vinculados ao Estatuto do Idoso.
A matéria traz o passo a passo de como fazer a doação.
Saque Calamidade
O Saque Calamidade permite ao trabalhador sacar até R$ 6.220,00 de cada conta de sua titularidade no FGTS, limitado ao saldo disponível, por motivo de necessidade pessoal, urgente e grave em caso de desastre natural (alagamentos, deslizamentos de terra, fortes chuvas etc.) que tenha atingido sua residência, após declaração oficial da Defesa Civil de seu município.
A página da Caixa sobre o FGTS tem as informações detalhadas sobre o assunto.
Você está com dificuldades de acesso ao OVPN?
A DIOPE divulgou informe sobre atualização do serviço: clique aqui
Como nossos colegas na Regional Porto Alegre se encontram em trabalho remoto, alguns podem estar com dificuldades com o acesso a intranet. Vejam as orientações que a DIOPE encaminhou:
Clique aqui se você usa OVPN com SerproID:
Clique aqui se você usa OVPN com Token: