Como o servidor pode fazer uso da Inteligência Artificial para melhorar a vida dos cidadãos e otimizar os serviços públicos?
Prepare-se para um dia repleto de conhecimento e inovação no setor público! Em 18 de fevereiro, o auditório da Sede do Serpro, em Brasília, receberá o evento “IA em Ação: Transformando o Governo Brasileiro”.
Destinado a servidores públicos, o encontro reunirá especialistas do Serpro e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão (SGD/MGI) para debater o impacto da inteligência artificial no governo, destacando seu potencial para melhorar a vida dos cidadãos e otimizar os serviços públicos.
Garanta sua participação: vagas limitadas
As vagas para o evento presencial serão limitadas aos 100 primeiros inscritos, mas você também poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal oficial do Serpro no YouTube. Para se inscrever e garantir sua presença no auditório, acesse o formulário e preencha seus dados.
Inscreva-se aqui
Programação
Manhã
- 9h - Abertura
- 9h20 - Uma breve história da Inteligência Artificial: de Alan Turing às ferramentas conversacionais, com Rafael Alencar (Serpro)
- 10h - Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), eixo 3: IA para melhoria dos serviços públicos, com Renan Gaya (SGD)
- 10h40 - Núcleo de Inteligência Artificial do Governo Federal (NIA), com Thaciana Cerqueira (SGD)
- 11h20 - Governo Inteligente: Aplicações práticas de inteligência artificial, com Carlos Lima (Serpro)
Tarde
- 14h - Governança de IA e Ética na IA Responsável, com Inah Barbosa (Serpro)
- 14h40 - Desvendando a IA Generativa: conceitos e aplicações, com Marlon Carvalho (Serpro)
- 15h20 - Ferramentas para Inteligência Artificial, com Marcelo Pita (Serpro)
- 16h20 - Inteligência Artificial: combatendo fraudes, com Alexandre Soares (Serpro)
- 17h00 - IA e ESG: usando solução tecnológica de compreensão visual de cenários para deficientes, Sebastião Fonseca (Serpro)
Plano Brasileiro de Inteligência Artificial
O evento “IA em Ação: Transformando o Governo Brasileiro” está alinhado diretamente ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), uma iniciativa estratégica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O PBIA tem como objetivo posicionar o Brasil como uma referência global no desenvolvimento e uso ético e sustentável da inteligência artificial (IA), promovendo a inclusão social e melhorando a qualidade de vida da população. Para isso, prevê investimentos de R$ 23 bilhões ao longo de quatro anos, provenientes do orçamento público, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), de parcerias com o setor privado e de outras fontes de financiamento.