Governos, universidades e instituições de pesquisas valorizam o software livre pela maior difusão de conhecimento que proporciona. Empresas e profissionais de TI pelas novas oportunidades.
Notícias Antigas
Menos de um mês depois de o Tribunal de Contas da União (TCU) apontar que pelo menos 30 mil bolsistas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) possuem renda superior ao máximo exigido pela lei, ...
O II Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico, promovido pelo Serpro e o Comitê Técnico de Implementação do Software Livre (CISL) da Presidência da República, acontecerá de 26 a 28 de agosto em Brasília.
O Projeto Nacional de Apoio a Telecentros pretende sustentar as ações do governo federal para alcançar a meta de 10 mil telecentros instalados até 2010. O documento será submetido, na próxima terça-feira, 19, a audiência pública na sede do Serpro, em Brasília, com videoconferência para mais 25 cidades do país.
"A internet é a grande via da comunicação moderna, livre e independente", afirma Kátya Chamma, poeta brasileira.
O pioneirismo e expertise da Gerência de Tecnologia da Informação da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE/PB) vem conquistando cada vez mais destaque entre os órgãos do setor público.
De 25 a 29 de maio, em Salvador-BA, a ESAF e a Associação Brasileira de Orçamento Público realizam a VI Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações públicas 2009. O evento conta com apoio do Serpro.
A audiência pública para construção da proposta do Projeto Nacional de Apoio a Telecentros foi realizada ontem, 19, na sede do Serpro, em Brasília. O evento foi transmitido por videoconferência para 28 cidades brasileiras.
Faltando um pouco mais de um mês e já contando com mais de 4 mil inscritos, a décima edição do maior evento de software livre da América Latina anuncia a presença de mais dois palestrantes renomados.
O Governo Federal debateu com a sociedade como deverá ser executado o Projeto Nacional de Apoio a Telecentros, ação que pretende ajudar na implantação de dois a três mil novos telecentros e fortalecer de cinco a dez mil unidades já existentes no país.
Promover o intercâmbio científico e tecnológico dos profissionais das áreas de tecnologia da Informação (TI) e Telecom e difundir o conhecimento da produção científica, são dois dos objetivos do 4º Fórum dos Institutos de PD & Inovação do Norte e Nordeste, que se realiza do dia 27 a 29 próximos, no Centro de Negócio do Sebrae, em Fortaleza (CE).
A feira Fomenta Ceará pretende criar um ambiente de oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas nas compras governamentais. O encontro entre fornecedores de pequeno porte e órgãos públicos será nos dias 25 e 26 de junho.
A Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda lança o IV Prêmio Seae de Monografias. O prazo para envio dos trabalhos termina no dia 14 de setembro de 2009.
A segunda edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - Consegi será realizada em Brasília, nos dias 26, 27 e 28 de agosto.
Acontece esta semana, entre os dias 28 e 29 de maio, em Salvador, o Free Software Bahia 2009. O Congresso Internacional de Software Livre tem por objetivo incentivar o uso do software livre nas rotinas de trabalho e na administração de serviços em TI nos mais diversos setores.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje (27) lei complementar que obriga os governos federal, estaduais e municipais a tornarem disponíveis, em tempo real, na internet, receitas e gastos.
Free Software Bahia, IV Festival da Bahia e III Encontro Nordestino, ambos de Software Livre, compartilham público, palestras, painéis e experiências para difundir o uso e o conhecimento das tecnologias em código aberto.
Na tarde desta quinta-feira, 28, o Serpro apresentou a palestra "Demoiselle Framework: uma base para a padronização do desenvolvimento de sistemas no Governo Federal" na InfoBrasil, em Fortaleza-CE.
Evento traz experiências que comprovam que o software livre deixou de ser uma aposta para se transformar em grande ferramenta de integração e inclusão social.
Para dar mais independência tecnológica e mais rapidez aos órgãos do Governo Estadual, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) desenvolveu o sistema operacional "Mangaba", um software livre criado a partir do Sistema Operacional Linux/Ubuntu.