Nos últimos 12 meses, o país economizou R$ 370 milhões com o uso de sistemas operacionais, navegadores da internet, correios eletrônicos e softwares livres com diversas finalidades.
Notícias Antigas
Sistema que permitirá o acompanhamento das verbas repassadas pela União a estados, municípios e ONGs ainda luta para vencer as resistências, inclusive de integrantes do próprio governo federal.
Depois de grande esforço para a introdução da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o projeto Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) ganha um fôlego extra com a entrada de duas novas obrigatoriedades: a Escrituração Fiscal Digital (EFD) e a Escrituração Contábil Digital (ECD).
A proposta de uma norma com novas regras e diretrizes para os domínios, sítios e serviços eletrônicos disponibilizados na internet pelos órgãos da Administração Pública Federal será submetida a consulta pública até o dia 26 de abril no endereço http://www.governoeletronico.gov.br/consulta-publica.
O Ministério das Comunicações já iniciou as conversações com a Embratel para expandir o programa Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão) em mais 3 mil pontos de presença.
O prazo para declarar o imposto de renda de pessoa física acaba na última quinta-feira desse mês, dia 30/04. O contribuinte pode usar a certificação digital para enviar a declaração à Receita Federal por meio do portal do órgão.
Reuniões realizadas na Coreia do Sul buscam encontrar pontos de sintonia para cooperação e compartilhamento na área de TIC dos dois países.
O incremento da participação das micro e pequenas empresas nas compras do Governo Federal reduziu o custo dos bens e serviços contratados pelos órgãos públicos.
O Governo Federal economizou R$ 3,8 bilhões com o pregão eletrônico em 2008. Esse valor corresponde a uma redução de 24% entre o valor de referência (o valor máximo que o Governo está disposto a pagar na aquisição de um bem ou na contratação de um serviço) e o que efetivamente foi pago pelos órgãos públicos.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) colocou em operação no dia 04 de março de 2009 uma nova versão da Base de Identificação Nacional de Condutores (Binco). A nova base, chamada de Binco Ampliada (BCA), possibilitará o acesso ao histórico do condutor.
O Serpro libera hoje, 14, o código-fonte do framework integrador Demoiselle para Java, solução que busca a padronizar o desenvolvimento de software para o governo federal.
"O Demoiselle é uma ferramenta de desenvolvimento que se difere das demais não só tecnologicamente, mas pelos valores que agrega", afirmou Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro.
Serpro promove o I Fórum de Tecnologia em Software Livre da Regional Fortaleza. O evento, que acontece nos dias 23 e 24 de abril, busca fomentar a apropriação de tecnologias livres na região.
Encontro de Comércio Exterior em Goiânia vai estimular a participação das micro e pequenas empresas no comércio internacional
Um programa de capacitação do Ministério do Planejamento já beneficiou 4,8 mil servidores públicos federais, estaduais e municipais de todo o país desde abril do ano passado.
Nos últimos meses, a nota fiscal eletrônica é tema recorrente nas empresas que comercializam produtos no Brasil. É a bola da vez, prioridade zero, seja qual for o tamanho e segmento de atuação.
Com a necessidade de cortar custos, companhias passam a avaliar programas que dispensam licenças
Durante a abertura do I Fórum de Tecnologia em Software Livre da Regional Fortaleza, o vice-governador do Ceará, Francisco Pinheiro, destacou a importância do governo federal na disseminação do software livre no Brasil.
Em entrevista, presidente do Serpro, Marcos Vinicius Ferreira Mazoni, apresenta economia e debate provocado pela opção de programas não proprietários
Em fase final de desenvolvimento no Serpro, o Siscoserv deve estar disponível até agosto desse ano, quando se juntará ao Siscomex no time de soluções que revolucionou a infra-estrutura tecnológica do comércio exterior brasileiro.