Como se desenvolve um mundo livre? Para o coordenador de software livre da Regional Recife do Serpro, Paulo Arruda, o passo inicial é a criação de espaços de discussão e proposição capazes de ampliar os horizontes de cada um.
Notícias Antigas
"Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição", afirma o inciso I, do artigo 5º, da Constituição Federal do Brasil. Transformar as relações de gênero é uma tarefa difícil para instituições públicas e privadas, porém muitas aceitaram o desafio.
A parceria de desenvolvimento entre a Aeronáutica e o Exército Brasileiro resultou em um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística e Documentos - Sigad, com gerenciador de temporariedade de documentos e processos eletrônicos, padronização, segurança e rapidez nos trâmites.
Pouco mais de 5,4 mil automóveis sofreram restrição de circulação, transferência e licenciamento entre os dias 22 de fevereiro e 21 de março, por causa de pendências dos proprietários com a Justiça, de acordo com dados divulgados hoje (25) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Nesta quarta-feira, 25/03, é comemorado o Dia Mundial do Documento de Padrão Aberto (DocumentFreedom Day). E para o Brasil, é uma data especial.
Foi aprovado ontem pelo Plenário acordo (PDS 275/08) firmado entre o governo brasileiro e a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad) destinado à capacitação em software livre e aberto nos países em desenvolvimento.
O Serpro assinou ontem, 26, Carta de Intenção para o desenvolvimento tecnológico compartilhado no estado de Pernambuco.
Nosso amigo conta como funciona o programa Telecentros, iniciativa que procura promover melhorias educacionais e financeiras com o uso acompanhado da tecnologia e que já supera o que outrora pareceria uma tarefa impossível.
O Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico - WCGE prorrogou o prazo para submissão de trabalhos. A nova data limite é o dia 6 de abril.
O Serpro comemora o Dia da Inclusão Digital com a divulgação de dois casos de sucesso e superação a partir de ações de inclusão digital.
Uma pesquisa sobre emprego público, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), chegou a uma conclusão surpreendente: a máquina pública brasileira não está inchada.
Introduzido no governo federal como tentativa de política de governo, no início do primeiro governo Lula, o software livre foi motivo de grandes embates internos, programas de migração dos desktops (nem todos concluídos) e um visível quase abandono do projeto coletivo – embora muitas áreas da administração direta e estatais continuassem trabalhando para desenvolver plataformas livres.
"Os cofres públicos já economizaram mais de 370 milhões de reais com o uso do software livre no governo federal", informou Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro e coordenador do Comitê de Implementação de Software Livre - CISL.
Carta de intenção formaliza o compartilhamento de soluções, além de ser importante para a economia nos órgãos públicos
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) realizou, do dia 24 até 26 de março, na sede da regional Recife, o primeiro Fórum de Tecnologia em Software Livre, com o tema Desenvolvendo um Mundo Livre.
Após quatro meses, o governo regulamenta amanhã o chamado "drawback integrado", que dá isenção tributária ao setor exportador do agronegócio.
A economia de R$ 371 milhões com a adoção do Software Livre em 150 mil computadores no Governo foi anunciada, ontem (31/04), pelo presidente da Empresa de Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro, Marcos Mazoni, durante a abertura da reunião do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre (CISL), que ocorreu no Ministério da Ciência e Tecnologia.
O Estado do Piauí, por intermédio da Superintedência de Representação do Piauí em Brasília (Surpi), será contemplado com mais 14 telecentros. Os 146 computadores metarreciclados, doados pelo Serviço Federal de Processsamento de Dados (Serpro) serão recebidos em Fortaleza e encaminhados aos respectivos municípios.
O site foi reformulado para ter mais interação com os contribuintes
Mais de 600 pessoas integram a comunidade de compartilhamento da solução Amadeus, disponibilizada na última semana no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br).