Após um longo dia de programações diversificadas e muita agitação, foi realizada ontem, às 19h, a abertura oficial da V Conferência Latino Americana de Software Livre – Latinoware 2008.
Notícias Antigas
Mais de três mil pessoas se inscreveram na V Conferência Latino-Americana de Software Livre - Latinoware 2008. O evento reúne de quinta-feira, 30 a sábado, 1º de novembro, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), estudantes, profissionais e especialistas na área de software livre e de código aberto da América Latina.
Em todas as áreas que atendem à sociedade civil as inovações tecnológicas estão presentes em maior ou menor grau, dependendo, claro, de recursos financeiros disponíveis e da região. Saúde, segurança pública, emissão de documentos oficiais como carteira de identidade e passaporte e educação são alguns exemplos.
Na manhã de hoje, 31, o Serpro reuniu-se com o governo paraguaio para a realização de mais um encontro de cooperação tecnológica.
Os municípios do Brasil terão a oportunidade de fazer adesão ao Protocolo Brasília, assinado por diversos órgãos do governo federal em agosto deste ano, durante o Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico – Consegi 2008.
“Fazer com que o software livre seja adotado em todo o governo federal”, essa é a afirmação de Deivi Kuhn, do Serpro, sobre a missão do Comitê Técnico de Implementação do Software Livre – CISL.
Framework de Desenvolvimento, totalmente em Java, será adotado pelo governo federal como base para a contratação de software para toda a Administração Pública.
Deivi Kuhn, coordenador de software livre do Serpro, explica na Latinoware 2008 o processo utilizado pela ISO/IEC neste ano para a adoção do padrão OpenXML, embora já tivesse aprovado em 2006 o padrão ODF.
O Serpro apresentou hoje, 1º de novembro, na Latinoware 2008, a tecnologia videostreaming, a qual tem sido utilizada com sucesso na Empresa, e com ferramentas totalmente livres.
Organizadores e parceiros da Latinoware 2008 se reuniram em mesa de encerramento, no dia 1º de novembro, para avaliar o evento e suas contribuições para o mundo da tecnologia livre.
A 7ª Oficina para Inclusão Digital teve um número recorde de inscritos este ano. Duas mil e setecentas pessoas entre telecentristas, representantes de programas governamentais, professores e estudantes de todo o país estarão em Belém do Pará, de 4 a 7 de novembro para participar do maior evento de Inclusão Digital do país.
Ao som da orquestra sinfônica da Fundação Carlos Gomes, foi realizada hoje, 4, a cerimônia de abertura da 7ª Oficina para Inclusão Digital, em Belém do Pará.
Até agora, no Ceará, diversas ações já foram realizadas para envolver os órgãos federais no cumprimento do decreto
Está aberta à consulta pública até o dia 14 de novembro, a versão 3.9 dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING). Essa arquitetura permite a troca de dados entre diferentes sistemas de informação.
Começou hoje (5), em Brasília, o 3º Planejamento Estratégico do Comitê de Implementação de Software Livre com o objetivo de planejar as ações prioritárias do CISL para os próximos dois anos.
“O reuso de computadores é a melhor alternativa para o meio ambiente”. A afirmação, feita durante a 7ª Oficina para Inclusão Digital, realizada em Belém, é de Ramzy Kahhat, pesquisador da Universidade do Arizona (EUA).
As entidades dos movimentos populares do Pará estão dispostas a hospedar em suas sedes os infocentros que estão sendo instalados pelo Governo do Estado em várias cidades.
A Empresa teve a oportunidade de contribuir e participar de sólidos debates sobre os temas, durante a 7ª Oficina para Inclusão Digital, realizada em Belém.
A oficina “Software Livre e telecentros: soluções e potencialidades”, realizada durante a 7ª Oficina para Inclusão Digital, é uma continuidade das discussões desenvolvidas no Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico - Consegi 2008.
O projeto de lei que determina as punições para crimes cometidos pela internet poderá ter implicações para a ampliação do acesso à rede mundial de computadores e para a inclusão digital no Brasil.