Durante a realização do painel "Produção do Conhecimento como bem público", o Ministério da Cultura oficializou o lançamento do Xemelê, ferramenta que apresenta um conjunto de plugins que transforma a plataforma Wordpress em um gerenciador de portais. O nome Xemelê presta homenagem ao padrão aberto XML.
Notícias Antigas
Painel abordou as ações e perspectivas do Comitê de Implementação de Software Livre no Governo Federal– CISL na manhã do segundo dia do Consegi. O formato ODF voltou a ser debatido no encontro.
O padrão ODF (Open Document Format), que deverá ser adotado por diversas instituições públicas, de acordo com o compromisso firmado no Protocolo Brasília, foi tema de palestra no segundo dia de Consegi.
O painel "Modelos de Licenciamento para Software Livre" que aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 28, levantou uma questão interessante: porque instituir licença para um software livre?
A palestra sobre Computador para Inclusão atraiu interessados em participar da rede de parceiros do projeto.
O painel "Mecanismos de apoio e inovação na Produção de Software" debateu financiamento e incentivo fiscal ao desenvolvimento de software.
O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), criado em 2003, foi tema de uma das primeiras palestras realizadas na manhã desta sexta-feira, 29, no Consegi 2008.
A palestra sobre Computador para Inclusão atraiu interessados em participar da rede de parceiros do projeto. O Secretário-Adjunto da SLTI, Rodrigo Assumpção, apresentou, no início da tarde deste dia 28, o "Computadores para Inclusão", projeto que integra a política de e-gov do governo federal.
Representantes de diversas iniciativas de inclusão digital, dos governos estaduais e federal, se reuniram hoje, 29, para debater a convergência de tecnologias livres em favor das necessidades dos projetos de inclusão digital.
A relação entre cidadãos e seus governos foi o tema do painel “Governo Eletrônico: os desafios em direção as necessidades da Sociedade”, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 29, no Consegi, sob a mediação do diretor do Serpro, Antônio Sérgio Borba Cangiano.
A adoção de Software Livre (SL) é um movimento mundial e com grande força na América Latina. O painel Migração para Software Livre, realizado no Consegi 2008, apresentou um panorama do uso da plataforma aberta nos governos da Argentina, Venezuela, Equador e Brasil.
Por quê, para quê, qual a necessidade e como fazer uma avaliação consistente das ações de inclusão digital espalhadas pelo território brasileiro? Essas foram as questões abordadas pelo painel "Acompanhamento e Avaliação de Iniciativas de Inclusão Digital", realizado hoje, 29, no Consegi 2008.
Dependência, monopólio e manipulação não são características exclusivas da indústria do tabaco. Esta é a opinião do fundador da Fundação Software Livre América Latina.
A assessora do Ministério da Educação e coordenadora de pesquisa no Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LEC/UFRGS), Léa da Cruz Fagundes, abordou o tema “Modelos de Uso na Tecnologia digital para inovações na educação” na palestra “Um computador por aluno”, realizada esta manhã no Consegi 2008.
"A formulação, execução e acompanhamento das políticas sociais em larga escala e de forma centralizada seria impossível sem as tecnologias de informação e comunicação", declarou o Ministro Patrus Ananias na sua participação do Consegi 2008.
A declaração foi dada pelo secretário nacional de política de informática (Sepin-MCT), Augusto Gadelha, no painel TV Digital e Interatividade, realizado na tarde do último dia do Consegi 2008.
Gestores de órgãos governamentais de TI do Brasil, África do Sul, Venezuela, Equador, Cuba e Paraguai assinaram, durante o Consegi 2008, uma carta de protesto ao tratamento dado aos apelos apresentados por Brasil, África do Sul, Venezuela e Índia à aprovação do formato OpenXML pela ISO/IEC, organismos que regem normas internacionais.
Realizado pelo Serpro e SLTI, o Consegi 2008, para além da apresentação de projetos e produtos, foi um marco da integração de governo e da participação da sociedade na definição e acompanhamento das políticas de tecnologia da informação e comunicação.
O secretário de Comércio Exterior do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Internacional (Mdic), Welber Barral, promete que até o fim de setembro o drawback verde-amarelo estará em vigor e com acesso pela internet.
Asterisk é tema de palestra, amanhã, 2 de setembro, das 14h às 17h, nas instalaçoes do Serpro em todo o Brasil.