O blog que promove o debate sobre os temas do Consegi será lançado nesta terça-feira, 15 de julho.
Notícias Antigas
A iniciativa, que vai oferecer cursos de capacitação em informática para a comunidade, foi lançada ontem, 14, na Regional Belo Horizonte do Serpro. A idéia é replicar o modelo em todas as representações da Empresa no Brasil.
Se o preço do Windows e de outros aplicativos empurram as contas de sua empresa para o vermelho, considere usar open source.
O Sistema de Controle, Acompanhamento e Avaliação de Resultados (E-CAR) que acompanha as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, também será utilizado na Bahia pela Casa Civil e pela Secretaria da Administração (Saeb).
O diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, participa hoje, 17 de julho, do painel: "Integração e Desenvolvimento da Região Norte".
Durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, realizado em Belém, o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, destacou a importância da opção pelo software livre para o fortalecimento da inteligência brasileira e para o desenvolvimento do país.
Integração de sistemas, desenvolvimento de novas soluções e segurança no tráfego de dados são os pontos centrais do contrato firmado entre o Serpro e a Comissão de Valores Mobiliários - CVM, autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda.
Gustavo Torres, coordenador de tecnologia do Serpro, divulgou hoje, 17, no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, as estratégias da Empresa para a retomada de seu programa de pesquisa.
Na última quarta-feira, dia 16 de julho, foi inaugurado, no Morro do Turano, no Rio de Janeiro, o primeiro telecentro instalado pelo Serpro, por meio do convênio firmado com o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura.
Com novo visual, a Revista do Serpro - Tema - retorna sua circulação bimestral, e traz matérias que abordam a cooperação, integração e compartilhamento como conceitos para o aprimoramento das políticas públicas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
No último sábado, 19, foi inaugurado o 29º Telecentro do Programa Serpro de Inclusão Digital no Rio de Janeiro. Situado no Centro Cultural Cartola, no Morro da Mangueira, o espaço conta com 11 microcomputadores equipados com software livre e acesso à internet.
O Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro participará da oitava edição do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, no dia 1° de agosto. O evento reúne grupos e mestres das culturas tradicionais brasileiras, povos indígenas, artistas e turistas que, em celebrações e vivências, compartilham suas histórias, saberes e modos de fazer.
O Centro Cultural Cartola, no Morro da Mangueira, ganhou um telecentro com 11 microcomputadores equipados com software livre e acesso à internet. Este é o 29º Telecentro do Programa Serpro de Inclusão Digital no Rio de Janeiro.
As empresas beneficiadas pelo programa de Despacho Aduaneiro Expresso da Receita Federal do Brasil (RFB), conhecido como Linha Azul, terão que adotar, futuramente, políticas mais seguras de contratação de pessoal e de acesso físico de pessoas às suas instalações.
InovaCOMM Latin America contou com a participação do diretor-presidente da Empresa, Marcos Vinícius Mazoni, que falou sobre a importância da parceria entre o governo e as empresas no fomento do desenvolvimento digital.
Marcos Mazoni, presidente do Serpro, a empresa de informática do governo federal, assinou um contrato com a Comissão de Valores Mobiliários. Por R$ 6 milhões até o final de 2008, o Serpro passa a hospedar os servidores e os sistemas da CVM.
O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (23) a Portaria n.º 6.504 que regulamenta o Projeto Computador Portátil para Professores no Diário Oficial da União. De acordo com o texto, o programa terá duas fases. A primeira vai abranger todas as capitais e os estados. Na segunda fará parte os municípios.
O Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) aprovou o Protocolo ICMS nº 68/2008, que prorroga a obrigatoriedade da utilização da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para 1º de dezembro de 2008.
Demitidos do serviço público nos anos 1990 pelo então presidente Fernando Collor, que se popularizou por levantar a bandeira por ele intitulada de “cassação aos marajás”, ex-servidores do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), articulados desde aquela época e sem desanimar da luta por se sentirem injustiçados, continuam vivendo sob a bandeira da esperança de serem reintegrados a seus empregos.
Quando o assunto é software livre versus software proprietário, por vezes o debate toma o rumo das diferenças técnicas entre eles (“quem é melhor?”) ou da questão monetária (“é grátis!”). Penso que, quando a discussão toma um desses rumos, se perde o que deveria ser o foco principal: a questão da liberdade e a imensa ampliação de aquisição de conhecimentos que ela possibilita.