Rede Brasil Digital, assim é como será conhecido o Sistema Integrado de Gestão e Apoio a Telecentros. A solução vai congregar informações sobre os espaços de inclusão digital e suas comunidades no país.
Notícias Antigas
Representantes dos telecentros apoiados pelo Programa Serpro de Inclusão Digital no Ceará reuniram-se para discutir sustentabilidade, aspectos logísticos e de acompanhamento técnico aos telecentros.
Jovens das Comunidades Pantanal e Paraíso Verde concluem Oficina em Belém, do Curso Básico de Microinformática-Oficina de Inclusão Sócio Digital.
Num ponto remoto do País, a Reserva Extrativista do Alto Juruá, no Acre, numa comunidade de pouco mais de 1 mil habitantes, cerca de 60 pessoas acessam a internet diariamente.
A partir de agora, seu Telecentro irá virar notícia! O Projeto Serpro de Inclusão Digital criou um portal dedicado à sua iniciativa.
Já está disponível o primeiro módulo do Rede Brasil Digital – Sistema Integrado de Gestão e Apoio a Telecentros
O coordenador nacional do Programa Serpro de Inclusão Digital, Antônio Carlos Miranda, esteve no I Fórum de Tecnologia em Software Livre do Serpro Regional Rio de Janeiro, para falar do sistema Rede Brasil Digital, fruto da parceria entre Serpro e Casa Brasil.
O encontro teve como objetivo discutir a inclusão digital como atividade estratégica para o Serpro e de grande importância para a sociedade brasileira.
O Ministério das Comunicações publicou aviso de licitação para comprar kits para instalação de 15 mil telecentros comunitários. Cada unidade serve de plataforma para que as comunidades possam ter acesso ao meio digital. A decisão permitirá triplicar o número de telecentros até o final do próximo ano. Assim, o programa de inclusão digital do governo federal, considerado o maior da América Latina, garantirá que todos os municípios brasileiros tenham acesso gratuito à internet.
O mercado de banda larga no Brasil é muito concentrado e de baixa velocidade. A entrada das operadoras móveis e da Net, via cabo, neste segmento dinamizou um pouco mais a concorrência - até então funcionando dentro de um monopólio regional, controlado pelas três grandes concessionárias (Oi, Brasil Telecom e Telefônica).
Os estudos para a rede, que terá conexão considerada rápida - 1 megabyte (1 Mbps) -, estão em estágio avançado
Vencida, com sucesso, a fase de testes iniciada em 31/08/09 em 64 municípios, o Projeto Computador Portátil para Professores é estendido agora a todos os municípios brasileiros.
Durante a 8ª Oficina para Inclusão Digital, que acontece em Belo Horizonte entre os dias 24 e 27 de novembro, o Serpro vai apresentar os resultados de seu trabalho para converter seu capital tecnológico em educação e acesso para comunidades carentes.
Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, terá conexão e infraestrutura de banda larga em órgãos públicos, telecentros, associações e espaços públicos de grande circulação de pessoas.
A oitava edição do Prêmio Gestor Público, realização anual do Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindaf/RS), entregou o Troféu Destaque em Tecnologia a Serviço da Comunidade, criado em parceria com o Serpro.
Telecentro instalado pelo Serpro ofereceu condições para que paciente de instituição psiquiátrica lançasse seu livro de poesias.
Inaugurar o quingentésimo telecentro do Programa Serpro de Inclusão Digital - PSID, ampliando as ações de cidadania da empresa junto à sociedade. Esse é o grande desafio para 2010.
Um dos debates mais concorridos no segundo dia da 8ª oficina de Inclusão Digital, que acontece em Belo Horizonte/MG, foi sobre a unificação de sistemas para gestão e monitoramento de telecentros. E mais importante, como garantir a integridade dos dados.
O Serpro participou ativamente da 8ª Oficina de Inclusão Digital, em Belo Horizonte/MG, que resultou na elaboração do documento "Carta de Belo Horizonte", na qual os movimentos sociais apresentam as diretrizes para a construção da política nacional e integradora da inclusão.
Ao som de modas de viola e almoço com galinhada e pequi, os computadores do telecentro foram instalados e conectados à internet. Cerca de 300 pessoas da região serão beneficiadas pela iniciativa.