Segunda edição do Consegi registra o crescimento e a qualidade das soluções livres criadas no governo
Notícias Antigas
A 3ª Conferência Brasileira de PostgreSQL - PGCon Brasil 2009 será nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e reunirá desenvolvedores nacionais e internacionais para abordar, principalmente, as novidades da versão 8.4.
A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento vai recomendar que os órgãos públicos comprem computadores menos poluentes ao meio ambiente.
A cidade de Foz do Iguaçu será, mais uma vez, a sede da Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2009, que acontece no período de 22 a 24 de outubro.
Estão avançados os estudos no governo para a criação da rede nacional de banda larga. O plano prevê a implantação de uma rede estatal de fibra ótica de 31.448 quilômetros, interligando 4.245 municípios (o equivalente a 76% do território nacional) e beneficiando 162 milhões de pessoas (87% do total).
O Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - Consegi 2009 disponibiliza os vídeos de painéis e palestras realizadas no evento.
No período de 17 a 19 de novembro, o Demoiselle – Framework de Desenvolvimento do Serpro – será apresentado na V Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico (Conegov). O evento será realizado em Florianópolis-SC.
De 21 a 25 de outubro, o Serpro participa da Feira Internacional de Robótica e Tecnologia - Robotec Fair 2009, que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui, em Curitiba-PR.
Durante a 8ª Oficina para Inclusão Digital, que acontece em Belo Horizonte entre os dias 24 e 27 de novembro, o Serpro vai apresentar os resultados do trabalho que faz para converter seu capital tecnológico em educação e acesso para comunidades carentes.
A nova versão do documento deverá ser publicada até o final do ano.
A VI Conferência Latino Americana de Software Livre - Latinoware 2009 inicia-se no dia 22 de outubro, em Foz do Iguaçu - PR, com ampla e variada programação. O Serpro, empresa pública de TI do governo federal, será um dos realizadores do evento, considerado o mais importante fórum para a discussão da plataforma aberta nos países da região.
A VI Conferência Latino Americana de Software Livre - Latinoware 2009 começou no dia 22 de outubro, em Foz do Iguaçu – PR. No primeiro dia do evento, a empresa integrou o painel Gestão de Conteúdo para Web.
Durante a abertura da VI Conferência Latino Americana de Software Livre - Latinoware 2009, realizada em Foz do Iguaçu, o governador do Paraná, Roberto Requião, defendeu a adoção da plataforma aberta como política de governo.
Pronunciamento oficial do Serpro sobre a greve dos empregados.
Durante a VI Conferência Latino Americana de Software Livre - Latinoware, a Comunidade Demoiselle destacou a recente disponibilização da implementação da Interface de Programação de Aplicativos JPA, com especificações técnicas definidas por desenvolvedores Java para padronizar a criação de ferramentas de acesso a banco de dados.
Durante a 8ª Oficina de Inclusão Digital, que acontece em Belo Horizonte entre os dias 24 e 27 de novembro, o Serpro e a Rede Casa Brasil vão apresentar o Sistema Integrado de Gestão e Apoio a Telecentros - Rede Brasil Digital, solução que visa congregar informações sobre o dia-a-dia dos espaços de inclusão digital e suas comunidades no país.
A funcionalidade Implementação de Contas Compartilhadas, desenvolvida por Valmir André, da Agência Estadual de Tecnologia da Informação de Pernambuco, foi a grande vencedora do Concurso Expresso, realizado durante a VI Conferência Latino Americana de Software Livre - Latinoware, realizada em Foz do Iguaçu-PR.
O secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, defendeu no 14° Congresso do Clad, em Salvador, que os serviços de governo eletrônico devem priorizar os direitos do cidadão.
Técnicos do Serpro constroem sistemas que serão usados por 20 anos. Quando eles vão medir o próprio sucesso, contudo, eles se comparam com os técnicos da iniciativa privada, contratados e pagos de acordo com seus conhecimentos em tecnologias novas.
No último dia 30, realizou-se em São Paulo o seminário "Single Window: A Experiência Internacional", promovido pelo Instituto Aliança Pró Modernização Logística de Comércio Exterior - Promex. O evento teve como foco o Projeto Porto sem Papel, que está sendo desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria Especial de Portos.