Representantes da América Latina debatem sobre a força da sociedade em rede.
Notícias Antigas
Acordos preveem a troca de experiências e de ferramentas em software livre com órgãos governamentais de Venezuela, Cuba e Coreia do Sul do Sul, países que enviaram representantes ao Consegi para buscar novas soluções abertas.
Projeto de apoio a telecentros foi apresentado no Consegi 2009. O destaque é a integração de órgãos e empresas públicas em torno da ampliação da inclusão digital no País.
Influenciado pelas ideias e ações de Mahatma Gandhi e Richard Stallman, o presidente da Free Software Foundation – Índia, Nagarjuna, G., defendeu o direito de todos de ler e escrever nas sociedades digitais.
Dos mais de 3,5 mil participantes do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – Consegi 2009, quase mil pessoas vieram de caravanas dos estados do Ceará, Sergipe, Maranhão, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Goiás, além do Distrito Federal.
O framework(1) Demoiselle é uma tentativa de padronizar, a longo prazo, os diferentes sistemas utilizados pelos órgãos públicos federais.
“Quando a comunidade do software livre passou a trabalhar em parceria com o Estado, trouxe com ela, mais do que a excelência tecnológica, também o seu espírito inovador e solidário. E recebeu, em troca, um impulso ainda maior para a sua atuação e afirmação em todo o mundo”.
A publicação do acórdão com a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro sobre a Eletronet, esta semana, apressou os debates do governo sobre a utilização desse ativo para ampliar a oferta de banda larga no país.
Cidade da região metropolitana de Salvador recebeu, nesta sexta-feira, 4 de setembro, o segundo telecentro implantado pelo Serpro. A parceria é com a Associação Projeto Crescer, que trabalha com cem crianças no município.
Declarou o garoto Islan, de 14 anos, que saiu da quadra da Associação Projeto Crescer e subiu ao primeiro andar para acompanhar a abertura da sala de informática ou do mais novo telecentro implantado pelo Serpro em Lauro de Freitas (BA).
A inclusão social e digital dos indígenas brasileiros está, aos poucos, se transformando em realidade. Usando como principal ferramenta o software livre, o portal Web Brasil Indígena foi criado com a finalidade de promover a inclusão e já começa a atingir as comunidades indígenas espalhadas por todo o país.
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) quer transformar o Brasil em um centro internacional de referência em software livre, dentro de um ambiente de redes de colaboração.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ reuniu analistas de empresas públicas como Serpro, Celepar, Dataprev e Proderj em treinamento para absorção da tecnologia utilizada na construção do Sintetizador de voz LianeTTS.
Na última semana, o Serpro montou um telecentro itinerante, no II Encontro de Cantos e Danças do Bonito. O evento foi realizado pela Associação Rural de Produtores do Bonito, entidade representativa de agricultores familiares e pequenos produtores rurais, sediada no Distrito de Bezerra, município de Formosa (GO).
Começa amanhã, 15, o I Fórum de Tecnologia em Software Livre do Serpro Regional Rio de Janeiro. O evento, que terá duração de 3 dias, tem o objetivo de disseminar plataformas livres e padrões abertos. São 15 palestras e 10 Mini-cursos previstos na programação
Evento que mistura arte e ciência ficará em cartaz em São Paulo de 16 de setembro a 6 de dezembro.
Meteorologistas apostam na utilização de um software livre de análise de dados de radares para ampliar o acesso a informações sobre chuvas e facilitar a previsão de tempestades severas, como as que atingiram Santa Catarina na última semana.
Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Salvador ampliou a discussão sobre as tecnologias livres para qualificação da educação, inclusão social e administração pública no município.
Professores das redes pública e privada de ensino, em todos os níveis, já podem ter acesso a um projeto que facilita a compra de um notebook, com preço máximo de R$ 1.400,00.
I Fórum de Tecnologia em Software Livre do Serpro Regional Rio de Janeiro trouxe o diretor da ODF Alliance Latin America, Jomar Silva, para falar sobre o padrão aberto ODF.