Presidente da República participa da cerimônia de abertura do Consegi 2009 e destaca a importância da comunidade tecnológica brasileira para o desenvolvimento da plataforma aberta.
Notícias Antigas
Diretores de associações de software livre da Argentina, Equador e Peru discutem experiências de adoção de programas de código aberto pelo governo e pela sociedade civil.
O segundo dia de atividades do Consegi 2009 teve início com um debate sobre Economia Solidária.
Em debate sobre desenvolvimento social no Consegi, realizado ontem, 26, Luiz Dulci, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, destacou a necessidade de se utilizar a tecnologia para aproximar cidadão e Estado.
A declaração é de Cláudio Dutra, diretor de Tecnologia da Informação da Companhia de Informática do Paraná - Celepar, durante o debate "Software Livre nos Estados", realizado na manhã desta quinta-feira, 27, na segunda edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico.
O ativista do conhecimento livre, Alexandre Oliva, apresentou no Consegi a palestra “Copiar e Compartilhar em Legítima Defesa”, questionando a legitimidade de um direito autoral que desrespeita o bem comum.
Porque usar software livre nos governos? Para responder a pergunta, representantes de quatro países - Paraguai, Equador, Venezuela e Cuba - reuniram-se no debate "Software Livre Internacional - América Latina", no início da tarde do segundo dia do Consegi 2009.
Em debate no segundo dia do Consegi, Hadil da Rocha Vianna, Diretor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do Itamaraty, afirmou que o sistema de TV Digital ISDBT, desenvolvido através de parceria entre Brasil e Japão, é mais completo que o DVB, europeu, e o ATSC, americano, além de ser mais adequado à realidade brasileira.
Representantes acadêmicos de países latino-americanos discutiram o futuro da educação por meio da revolução web.
Presidente destaca a importância da comunidade tecnológica brasileira para o desenvolvimento da plataforma aberta.
Além do ganho em conhecimento, compartilhar o código também poder ser rentável financeiramente.
Representantes de diversas setores governamentais discutem experiências e compartilham estratégias de TI.
Políticas públicas devem ser pensadas para garantir a independência tecnológica do Estado e melhores serviços ao cidadão.
Executivo e Judiciário compartilham ideias e experiências sobre acesso tecnológico e inclusão social.
O painel "Software Livre nos Municípios" trouxe relatos das experiências de migração para a plataforma aberta nas prefeituras de Rosário (Argentina), Unaí (Minas Gerais) e Fortaleza (Ceará).
Danilo Rodrigues César, autor do projeto Robótica Livre e professor de Robótica do Centro Federal de Educação Tecnológica, afirmou que o futuro da área está no hardware livre.
Tenda Cultural do Consegi 2009 é palco de debate entre músicos, produtores culturais e entidade representativa dos direitos autorais sobre a nova forma de criação, produção e utilização da música, visando a democratização das produções por meio da Internet e de outras tecnologias livres.
Representantes do poder público trocam experiências sobre ferramentas de tecnologia e comunicação capazes de estreitar a relação entre governo e sociedade.
Durante sua palestra no Consegi 2009, um dos criadores do sistema operacional GNU/Linux defendeu a plataforma aberta como condição imprescindível para manter as garantias individuais e coletivas na sociedade contemporânea.
A réplica do aeroplano inventado por Santos Dumont não chegou a voar devido às condições climáticas, mas para o framework, promovido pelo Serpro para ser referência no desenvolvimento de sistemas, só houve tempo bom no Consegi 2009.