O Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC), projeto do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), acaba de desenvolver módulos que permitem ao administrador de diversos aplicativos de gerenciamento de conteúdo - os conhecidos CMS (Content Management Systems) em PHP (Hipertext Preprocesor) - substituir a tradicional dupla login-senha pelo uso de certificados digitais no padrão X509.
Notícias Antigas
O evento terá foco na infraestrutura, boas práticas e experiências bem-sucedidas da ferramenta Zope/Plone.
O Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - Consegi 2009 debaterá as melhores práticas de e-gov e os seus benefícios para a ampliação da cidadania brasileira.
Passaporte inteligente está disponível ao público e representa ganho de praticidade e segurança. Serpro ajuda no processamento e atualização das informações do sistema.
“A maioria dos projetos de cooperação no setor da tecnologia da informação e comunicação no Brasil tem o DNA do Governo do Paraná”. A declaração é do presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, e foi feita nesta terça-feira (18) durante a reunião semanal da Escola de Governo.
A afirmação é do ministro Pedro Brito da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP) que, em entrevista exclusiva à Revista Tema do Serpro, faz um balanço dos dois primeiros anos de atuação da Secretaria.
O Serpro, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, Caixa Econômica Federal e OpenDocument Format Alliance (ODF Alliance), organiza, nos dias 25 e 26 de agosto, em Brasília, a terceira edição do Workshop Internacional ODF.
O Framework Demoiselle será tema de diversas oficinas e palestras durante o II Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – Consegi 2009.
"O governo brasileiro compartilha da visão do Software Livre, de cooperar e garantir acesso irrestrito ao conhecimento. Essa posição está clara no tratamento da política externa do país", afirmou o ministro das relações exteriores, Celso Amorim, durante a abertura da terceira edição do Workshop Internacional ODF, realizada em Brasília.
Assista pela Internet aos eventos que acontecem no Auditório Santos Dumont, Salão Nobre Michal Gartenkraut, Sala Ada Byron e Sala Almirante Alvaro Alberto. Acesse o sítio do congresso (www.consegi.gov.br) e clique em "Assista Ao Vivo".
Durante a abertura do Consegi 2009, presidente do BNDES destacou a importância da indústria de TI brasileira nas exportações do país.
A utilização de forma crescente das comunidades virtuais foi o foco do primeiro debate da manhã de hoje no Consegi 2009.
Céline Serrano, do Instituto Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Informação e Automação da França - Inria, falou, no primeiro dia do Consegi, sobre a experiência de seu país no uso de software livre em soluções para indústria, pesquisa científica e comércio.
Número foi revelado por Paulo Maia, gerente de tecnologia da Caixa Econômica Federal, durante o segundo dia do Workshop Internacional ODF, realizado dentro da programação do Consegi 2009.
A opção estratégica pelo software livre em empresas como o Serpro, Caixa e Banco do Brasil proporcionou o investimento imediato na inteligência de tecnologia da informação brasileira.
No início da tarde do primeiro dia do Consegi, integrantes do Ministério da Cultura apresentaram o Forum da Cultura Digital Brasileira, uma rede social voltada para a formulação e construção democrática de uma política pública de cultura digital, integrando cidadãos e insituições governamentais, da sociedade civil e do mercado.
Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário discutiram a adoção desta ferramenta de gerenciamento de conteúdos na web, em debate no Consegi 2009.
Os representantes brasileiros do Consórcio internacional World Wide Web (W3C) estiveram na tarde de hoje no Consegi, apresentando o histórico do consórcio e as quatro metas com as quais trabalha.
"Software Livre e desenvolvimento tecnológico" foi o tema de debate no final da tarde de hoje no Consegi 2009.
O Projeto de Lei do senador Eduardo Azeredo voltou a ser criticado no debate 'Liberdade na Internet', realizado na tarde do primeiro dia do Consegi 2009.