General
Zabbix automatiza processos no Serpro

Idealizado no fim dos anos 90 pelo programador letão Alexei Vladishev, o Zabbix é hoje em dia utilizado por diversas organizações ao redor do mundo para cumprir funções de monitoramento e automação de softwares e hardwares. Trata-se de um programa de código aberto e que representa, também, um modelo de negócios bem-sucedido, em que a empresa homônima, criadora da solução, sustenta-se principalmente com o suporte à ferramenta.
A primeira versão do Zabbix para o público foi disponibilizada em 2001. No Serpro, a ferramenta está presente desde pelo menos 2004, em ambientes de produção. Inicialmente, ele era utilizado em sistemas da Superintendência de Operações da empresa, como lembra o analista Adail Horst: “Aqui ele nasceu para monitorar rede, que é a especialidade da superintendência”.
Mas ainda de acordo com Adail, nos últimos três anos houve uma percepção de que se poderia ir mais além com ele: “Hoje é empregado para monitorar rede local, rede WAN, impressão corporativa, diretório, sítios da empresa e é, inclusive, utilizado na monitoração externa de todos os serviços de missão crítica”, diz Adail, ao referir-se aos serviços considerados essenciais para o bom funcionamento dos negócios dos clientes do Serpro e dos serviços prestados por eles à sociedade. Entre os de missão crítica, estão por exemplo os serviços relacionados ao correio eletrônico Expresso V3, ao sistema de controle de finanças Siafi e a programas da Receita Federal.
De forma coerente com o espírito de colaboração do software livre, o Serpro também realizou a incorporação de novas funcionalidades ao Zabbix. “Existem diversas incorporações de funcionalidades. Tanto no desenvolvimento de perfis de monitoração especializados quanto melhorias de códigos, implementação de subprodutos de apoio à atividade, como os softwares Leme e Árvore, e implementação de módulos de integração com outras ferramentas, tal qual Spekx, GIE e outros”, lista Adail.
Trajetória
Esta
matéria faz parte da série de reportagens sobre o software livre no
Serpro. Acompanhe a série e relembre por que a empresa optou pela
segurança, confiabilidade e autonomia das soluções livres para
continuar sendo a maior empresa pública de tecnologia da América
Latina.