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Voz Livre: esse é o nome da telefonia do Serpro

Desde seu surgimento no século XIX, a telefonia vem registrando diversas evoluções tecnológicas. Do cobre à fibra ótica, passando pelas ondas eletromagnéticas do celular, a tecnologia tem se revelado muito bem sucedida na tarefa de unir pessoas separadas pela distância. O novo capítulo dessa história é a telefonia sobre IP, um modelo econômico e versátil que o Serpro começa agora a explorar e implantar dentro do governo brasileiro.
Depois de algum tempo em estudos e testes na empresa, o projeto de implementação da tecnologia VoIP foi batizado com o nome "Voz Livre" e começou a ser executado no ano passado.
O serviço já está em operação nos escritórios de Macapá e Rio Branco, nas regionais Fortaleza (Anexo), Florianópolis e Rio de Janeiro (Andaraí), e aos poucos tem sido instalado em outras cidades, como Salvador, Belo Horizonte e Brasília (Sede). Entre os principais objetivos da inovação podem se destacar a modernização da telefonia da empresa, redução de custos e alinhamento à política corporativa de independência tecnológica e uso de plataformas livres.
Confira a entrevista com Márcio Campos, líder do projeto do Voz Livre, na TV Serpro.
Autonomia
Para
Saulo Martins, analista do Serpro, a obsolescência das centrais
convencionais, os altos custos dos contratos, bem como a necessidade de
expansão para atendimento de demandas reprimidas são fatores que levaram
o Serpro a dedicar tempo nesse projeto. "Além disso, contamos com um
corpo técnico altamente especializado, com capacidade para desenvolver,
suportar e administrar internamente o serviço de voz corporativo",
analisa.
Tecnologia
O Voz Livre usa a
distribuição de telefonia Trixbox CE (community edition), composta
principalmente pelo motor de telefonia IP Asterisk e interface de
gerenciamento FreePBX. "O trixbox destaca-se por sua boa integração com
fabricantes de telefones IP, interfaces com operadoras de telefonia,
recursos avançados, conhecimento acumulado de outros projetos e licença
GPL", identifica Alísio Cordeiro, analista do Serpro. Além disso, para a
implementação da alta disponibilidade e envio de e-mail de voz
(voicemail), o serviço usa os softwares livres, HeartBeat e PostFix,
respectivamente.