General
Vem aí o Fórum de Tecnologia em Software Livre de Curitiba

De 24 a 25 deste mês, acontece o Fórum de Tecnologia em Software Livre (FTSL) de Curitiba. A edição 2013 do evento ocorrerá no campus central da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), localizado no centro da capital paranaense. O fórum contará com a participação de empregados do Serpro, em palestras, e a presença do diretor-presidente da empresa, Marcos Mazoni, em sua abertura.
Na ocasião, Mazoni participará do painel “O software livre como garantia de privacidade”, abordando o tema da privacidade de dados governamentais e a utilização de programas de código aberto na proteção contra espionagem por governos estrangeiros. Acadêmicos e autoridades de órgãos públicos das esferas estadual e federal participarão desta e de outras atividades ao longo da grade do FTSL.
Um bom negócio
Segundo Flávio Lisboa,
empregado do Serpro em Curitiba, integrante da organização e
palestrante do evento, um dos objetivos do fórum é quebrar o mito
de que software livre não pode gerar renda. “Queremos provar que o software livre pode ter um modelo de negócio rentável, e reforçar
a ênfase no 'livre' como liberdade, e não como gratuidade”, diz.
O Serpro ainda será objeto de palestras a respeito da aplicação de tecnologias de software e novos padrões de desenvolvimento. Outros órgãos públicos, como as Universidades Estadual de Ponta Grossa e Federal do Paraná, apresentarão casos de uso de software livre, e empresas privadas oferecerão novos produtos e serviços.
A programação completa do FTSL 2013 pode ser vista na página do evento. A participação no fórum é gratuita e dá direito a assistir às palestras, painéis, oficinas e minicursos que serão oferecidos durante todo o evento.