General
Uso de equipamentos elétricos demanda cuidado

Se você costuma utilizar equipamentos elétricos, nas dependências do Serpro, que possuem motores ou resistências, é melhor ficar de olho: o uso desses aparelhos pode trazer sérios problemas e até mesmo causar acidentes. É o que afirma o coordenador-geral de Segurança da Informação (Cogsi) da empresa, Ulysses Machado. Pensando nisso, a Cogsi promove uma ação de conscientização dos empregados a respeito do uso de quaisquer produtos desta categoria nas dependências da empresa.
O foco nos equipamentos com motor ou resistência elétrica não é por acaso: “Muitos desses equipamentos podem vir a causar uma sobrecarga na rede elétrica, devido aos circuitos eletrônicos desses eletrodomésticos não serem projetados para lidar com situações de funcionamento anormal ou manuseio descuidado por parte do usuário”, diz Ulysses.
Como exemplo de aparelhos que expõem os usuários e as instalações da empresa a riscos estão sanduicheiras, fornos elétricos, cuscuzeiras elétricas, cafeteiras, chapinhas, secadores de cabelo, ventiladores, entre outros. Em caso de problemas, eles podem afetar tanto a rede elétrica quanto provocar acidentes pessoais – ou mesmo incêndios.
Por isso, o coordenador recomenda a todos bom senso na hora de usar seus equipamentos no Serpro, e enfatiza que a responsabilidade é de todos. “Ressaltamos também a responsabilidade do gerente pelo adequado tratamento desse problema, em sua área, no sentido de vedar, mitigar e controlar o uso desses elementos que implementam um risco de acidente a partir do ambiente de trabalho”, conclui Ulysses.