General
Um novo canal de diálogo

Uma forma inovadora e ágil de relacionamento entre a empresa e os empregados. Assim foi definido o Espaço de Conciliação, lançado pelo diretor-presidente, Marcos Mazoni, e o diretor de Administração, Antônio João Parera, durante encontro com corpo gerencial na última quinta-feira, dia 22. A partir do dia 3 dezembro, o canal estará aberto para o tratamento de questões individuais de trabalho.
Para Antônio João, esse é um momento novo, no qual os gestores e colaboradores da empresa passam a conviver com uma situação diferenciada na história do Serpro, momento de aprendizado para todos e todas. “Estamos vivenciando um momento de mudança cultural, no qual a empresa buscará resolver conflitos diretamente com o empregado, evitando o caminho judicial, mais oneroso e desgastante para as duas partes”, declarou o diretor de administração.
O Espaço de Conciliação terá um trâmite ágil: o prazo para deliberações não poderá extrapolar 90 dias, contados a partir do recebimento dos pedidos administrativos pelo Comitê de Conciliação. Esta comissão será formada por oito integrantes, sendo quatro representantes da Superintendência de Pessoas e quatro da Consultoria Jurídica.
Exercício do diálogo
Para o diretor-presidente, Marcos Mazoni, é o exercício do diálogo que se estabelece com o novo Espaço. “É a lógica de interagir sempre a partir do que o outro nos diz. Diferentemente dos discursos entrecortados, quando a fala de um não considera a do outro”, afirmou. Mazoni defendeu que o Espaço de Conciliação é mais uma das formas de tratamento das questões trabalhistas, sem excluir ou substituir nenhum outro canal já existente.
Todo o processo da conciliação será transparente, com o solicitante sendo avisado de cada etapa. E se discordar da decisão do Comitê ou da Diretoria, em qualquer momento do fluxo, a pessoa terá direito ao pedido de reconsideração.
O encontro gerencial também contou com a presença do superintendente de Gestão de Pessoas, Marcos Benjamin, e do consultor jurídico substituto, Juliano Gondim Naves. Ambos destacaram o novo momento vivido pela empresa e a importância de haver um espaço de diálogo e resolução de conflitos sem necessitar do recurso judicial.
Para saber mais
O Blog Corporativo do Serpro passa agora a discutir o Espaço de Conciliação. Qualquer dúvida pode ser comentada no blog ou encaminhada para comunicacao.social@serpro.gov.br.
Assista também ao vídeo sobre a tramitação dos pedidos de conciliação.