General
TI Verde será discutida no Consegi 2012

A Tecnologia da Informação Verde ou apenas “TI Verde” é um assunto cada vez mais em evidência, levado a sério por aqueles que têm a preocupação de minimizar o impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente. Com diversos subtemas – reciclagem, economia de energia, uso sustentável dos bens, melhor utilização dos computadores, cuidados com o meio ambiente como um todo – a TI Verde passou a ser fonte de práticas adotadas por aqueles que investem na sustentabilidade ambiental e que consideram que aplicar em tecnologias sustentáveis é um ótimo investimento financeiro e ambiental.
O V Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - Consegi 2012 vai abordar o tema em sua programação, com duas palestras no eixo temático “Informática e Sociedade”. No dia 5 de dezembro duas as experiências de descarte de lixo eletrônico serão apresentadas: uma do Pará e outra do Rio Grande do Sul.
República
de Emaús
Jomar
Andrade, que atua há 21 anos na área da Tecnologia da Informação
e Comunicação, vai falar sobre alguns dos projetos de destaque de
TI Verde no Pará: “O Centro
de Recondicionamento de Computadores é o projeto que desenvolvemos
aqui no Movimento República de Emaús. Temos também o Comitê para
Democratização da Informática e a ONG NoOlhar, que trabalham em
prol do descarte correto, da utilização de seus serviços em
benefício da inclusão sócio-digital e da geração de renda,
assistindo a um público de baixa renda e em situação
de vulnerabilidade social”.
Ele ressalta que, atualmente, no Pará, quase não existem possibilidades de descarte de lixo eletrônico de forma ambientalmente correta. “A maioria das empresas que têm certificação ambiental está localizada no sudeste do país e a distância até aqui eleva bastante o custo de transporte deste material. Tenho conhecimento de representantes de algumas dessas empresas atuando em nosso Estado, mas, geralmente, eles só têm interesse nos materiais que possuem maior valor de revenda, deixando de receber outros, como os monitores de vídeo que podem provocar um estrago ambiental se jogado no lixo comum”, alerta Jomar.
Procempa
A
experiência da empresa porto-alegrense será apresentada com o
Procempa Verde, projeto que busca combater o acúmulo de lixo
eletrônico e o desperdício de recursos em função do mau uso da
tecnologia. As ações do projeto têm foco no impacto da Procempa no
meio ambiente, com iniciativas concretas para diminuição no consumo
e uso mais eficiente de energia elétrica, água e papel.
Serpro
O Serpro faz parte da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) desde 2010, compartilhando o compromisso de aderir à TI Verde, ao adotar práticas sustentáveis em seu cotidiano corporativo. A empresa já identificou as boas práticas de sustentabilidade e mapeou as situações críticas que precisam ser corrigidas. São exemplos de boas práticas, por exemplo, a redução do uso de copos plásticos, o uso racional de papel, de energia elétrica e do consumo de água e até mesmo a observação da qualidade de fornecedores.
Para Aluysio Marques, coordenador da área responsável por esse trabalho na empresa, a TI, de forma clássica, quando aplicada aos negócios dos clientes do Serpro, promove a redução de custos, o aumento da produtividade e a qualidade dos serviços. Todavia, segundo ele, é grande consumidora de recursos, como energia elétrica, assim como produtora de resíduos poluentes. “O Serpro, como empresa provedora de TI, preocupado com o tema sustentabilidade, vem realizando investimentos, não só para estar atualizado tecnologicamente, mas no sentido de racionalizar o uso dos componentes de TI.
Como exemplo, Aluysio cita o Projeto de Virtualização de Servidores, que reduz significativamente o consumo de energia elétrica, com a diminuição de máquinas ligadas e menor necessidade de refrigeração. "O descarte dos insumos utilizados, como papel, por exemplo, é feito por meio de cooperativas de reciclagem. Já os desktops que ainda possuem vida útil são destinados ao Programa de Inclusão Digital. As ações não se limitam à TI, mas também as instalações onde funcionam nossas regionais e escritórios, que já estão ou entrarão em adaptação para redução do consumo de água e energia”, explica.
Consegi 2012
V Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico
Quando: de 3 a 7 de dezembro de 2012
Local: Belém/PA
Inscrições: gratuitas
Saiba mais sobre o evento e faça sua inscrição no sítio do Consegi 2012