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Tecnologia permite à Esaf ampliar oportunidades de capacitação

Migração para a plataforma livre Moodle, com apoio do Serpro, colaborou para o crescimento da capacitação em educação a distância.

A Escola de Administração Fazendária - Esaf divulga números expressivos na sua contabilização de Educação a Distância - EAD. O Curso de Educação Fiscal aprovou 45 mil alunos nos últimos seis anos. E o Curso de Gestão Orçamentária, Financeira e Contratações Públicas para Estados e Municípios capacitou 2.800 alunos apenas no ano passado. Também em 2009, das 70 mil capacitações realizadas pela ESAF, 25 mil utilizaram o ambiente de EAD. Recentemente, a Escola migrou seu EAD para a plataforma Moodle, com apoio do Serpro.

Técnicos das duas instituições reuniram-se na última semana, em Brasília, para planejamento das demandas relacionadas aos cursos de 2010. Trataram também da evolução da estratégia de adoção do Moodle, plataforma em software livre, já adotada pela Universidade Corporativa do Serpro e por instituições de ensino em mais de 140 países.

Segundo Eva Torreias, gerente de EAD da Esaf, “trata-se de uma  plataforma globalizada, de linguagem universal, que permite ampliar a rede de colaboração também em nível global”. Ela esclarece que o Moodle foi idealizado para atender professores e alunos, com  foco didático/pedagógico e uma prática que dá grande leque de ferramentas de interação, com flexibilidade para uso do wiki, criação de chats, diversificação de fóruns, armazenamento das mensagens dos alunos e tutores. Além disto, o Moodle oferece a  facilidade do professor-autor atualizar os conteúdos de qualquer lugar, diretamente na plataforma.

 

Eva Torreias, gerente de EAD da ESAFEva Torreias, gerente de EAD da ESAFEva Torreias, gerente de EAD da ESAF

Eva Torreias é gerente de EAD da Esaf

 

O analista da Universidade Corporativa do Serpro, Márcio Benedito, esclarece que o Serpro vinha enfrentando problemas com a sua antiga plataforma educacional, desenvolvida em ambiente proprietário. A equipe responsável pela sua manutenção iniciou então um trabalho de especificação de requisitos para um novo ambiente virtual de aprendizagem. A própria ESAF enfrentava problemas de estabilidade e performance em relação ao antigo ambiente, principalmente para atender o seu curso sobre Educação Fiscal, muito demandado por professores do ensino fundamental em todo país.

A ideia inicial, segundo Márcio, era desenvolver uma nova aplicação, mas os testes realizados e a avaliação feita junto a outras instituições indicaram a conveniência de se utilizar o Moodle, tanto por já ser uma plataforma madura, quanto pelo seu grau de aceitação não só pela comunidade acadêmica, como também pelo meio corporativo.

Avaliou-se que as possíveis lacunas de instrumentos de gestão do Moodle seriam compensadas pelos recursos já disponíveis para aplicação imediata, definindo-se então pelo redirecionamento da área de desenvolvimento do Serpro para o tratamento das referidas lacunas.

“A Esaf se mostrou bastante interessada na migração desde o seu início, sendo uma das primeiras a migrar parte de seus cursos. Se por um lado arcou com o ônus do pioneirismo, enfrentando alguns problemas nas fases iniciais, por outro, avançou rapidamente no domínio do novo ambiente e, consequentemente, na utilização apropriada de suas novas funcionalidades”, esclarece Márcio.

Números refletem as parcerias de sucesso
Dois cursos são considerados carros-chefe pela Esaf no segmento de EAD. Eva Torreias esclarece que o primeiro deles é o de Educação Fiscal, uma ação do Programa Nacional de Educação Fiscal, sob gestão do Ministério da Fazenda, Ministério da Educação, Receita Federal do Brasil, Controladoria-Geral da União, Tesouro Nacional e secretarias de Fazenda e de Educação dos estados. É dedicado aos professores das escolas públicas municipais e estaduais. Mais de 1.800 tutores fazem parte da comunidade, hoje formados nas duas plataformas, Moodle e Uniserpro, com uma rede de colaboradores estaduais em torno de 48 pessoas.

O segundo curso é o de Gestão Orçamentária, Financeira e Contratações Públicas para Municípios. Ele capacita servidores municipais nas áreas de planejamento e orçamento público, licitações e contratos, Lei de Responsabilidade Fiscal, Ética no Serviço Público, transparência da gestão pública e controle governamental. Com o piloto financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Gestão Fiscal e Administração dos Municípios Brasileiros - PNAFEM, o curso capacitou 2,8 mil servidores em 2009. Segundo Eva Torreias, houve grande empenho do Serpro na realização deste treinamento. Os dois cursos resultaram  no maior quantitativo de alunos treinados pela Esaf.

Relacionamento comercial garante o compromisso das partes
Esaf e Serpro já possuem Termo de Capacitação Técnica para viabilizar a capacitação EAD, com o objetivo de compartilhar conhecimentos, tecnologia e apoiarem-se no aperfeiçoamento da formação do servidor público e da sociedade em geral. Para 2010, a Esaf programou 250 cursos, dos quais 80 serão no ambiente EAD.

Valéria Gomes Pereira, da Superintendência de Sistemas Fazendários e Judiciais, é a gerente responsável no Serpro pelo atendimento à Esaf. Ela esclarece que, do ponto de vista comercial, as duas instituições mantém contrato de prestação de serviços também para outros segmentos, que envolvem toda a infraestrutura tecnológica, hospedagem dos cursos, implantação da rede local em software livre, desenvolvimento de sistemas, instalação de softwares a exemplo da suíte Expresso. Ressalvada a importância de todos os serviços prestados, o EAD representa 50% do contrato entre Serpro e Esaf.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 10 de março de 2010

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