General
Tecnologia e inovação são assuntos centrais para o governo, afirma ministro

Em debate realizado hoje, 7 de fevereiro, na Campus Party, para discutir o papel da inovação no processo de desenvolvimento do país, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, destacou o tema com um dos eixos do governo Dilma. Ele aproveitou a oportunidade para anunciar que em 2012 serão liberados seis bilhões para a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O dobro do que foi investido no ano passado.
Além da pesquisa, Bernardo destacou a importância de se universalizar o acesso às novas tecnologias e mídias. Segundo ele, a tarefa central de seu ministério é a questão da banda larga. Mas não só isso. O governo também pretende incorporar as últimas novidades disponíveis, como o 4G para a telefonia móvel, e sempre com a exigência de uso de tecnologia nacional, para incentivar esse setor econômico no país.
Qualidade da internet
O ministro falou também sobre as novas regras de qualidade mínima na oferta de internet no Brasil, recém-aprovadas pela Anatel. Em sua avaliação, para que elas sejam respeitadas, as empresas terão que fazer investimentos. "A demanda por qualidade é uma demanda de todos os brasileiros. E o governo quer contribuir com sua parte. Por isso, vamos lançar em breve uma medida provisória que dará incentivos fiscais para os investimentos que serão necessários", disse. A Anatel definiu critérios para avaliar o serviço, incluindo velocidade mínima e média exigida.
Games
Outro assunto levantado por Bernardo foi a disposição do governo em fomentar a indústria dos games no Brasil. "Estamos discutindo uma política para que as empresas possam fabricar consoles por aqui e, principalmente, para que se amplie o desenvolvimento e a adoção de software nacional por essas empresas", indicou.
O ministro anunciou ainda que está em fase final de elaboração, por parte do Minicom e da Anatel um novo modelo de serviço: a internet 0800, ou seja, sem custo para o usuário, pois a tarifação se daria no destinatário. A ideia pode ser aproveitada por empresas que queiram fidelizar e oferecer mais opções de atendimento a seus clientes.