General
Soluções livres para todos

Mantido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, o Portal do Software Público Brasileiro (PSP) há cinco anos contribui com órgãos públicos de todas as esferas à sociedade em geral. O Portal compartilha ferramentas e soluções em software livre, permitindo ao usuário o download gratuito de 57 aplicativos. O objetivo principal é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponíveis e, consequentemente, melhorar o atendimento à população.
Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Delfino Natal de Souza, o PSP, como instrumento de governança pública, “é um exemplo de integração entre os entes federativos, a sociedade civil e a comunidade acadêmica, uma vez que forma uma grande comunidade de produção de conhecimento”.
Ao disponibilizar programas como o e-Cidade, que se destina a informatizar a gestão de municípios de forma integrada, o i-Educar, software de gestão escolar, entre outros, o PSP contribui para o desenvolvimento do e-Gov – utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para proporcionar produtos e serviços para a sociedade.
O acesso ao código-fonte dos softwares no PSP é feito mediante cadastramento. O portal reúne cerca de 130 mil usuários.
Contribuição do Serpro
Como incentivador da utilização de software livre, o Serpro também contribui com a lista de aplicativos disponíveis no PSP com importantes soluções como o Framework Demoiselle, uma plataforma de desenvolvimento livre e aberta que provê tanto uma infraestrutura quanto uma arquitetura de referência para construção de aplicações Web em Java. Desde 2011, o Sistema de Ouvidoria também está disponível para download. A ferramenta possibilita a apresentação de elogios, reclamações e sugestões e permite acompanhar o andamento e consultar a resposta à questão apresentada.