General
Sinesp Cidadão ganha módulo para identificar procurados pela Justiça

Já está disponível o Mandado de Prisão, o novo módulo do aplicativo móvel Sinesp Cidadão, solução desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Justiça. O módulo, lançado nesta quinta-feira, 24, permite que qualquer pessoa identifique pessoas procuradas pela polícia. A busca é feita em uma base de dados com milhares de mandados de prisão cadastrados.
"A nova funcionalidade confirma o objetivo do governo em prover informações pelos meios mais ágeis e acessíveis para a sociedade. E o Serpro tem o privilégio de ser o parceiro tecnológico de mais uma iniciativa do Ministério da Justiça", enfatiza a coordenadora-geral de negócio responsável pelo Sinesp no Serpro, Adriane Martins.
Patrícia Batista, gerente da equipe do Serpro que desenvolveu a solução, acrescenta: "Atualmente, há um universo de 352.728 mandados disponíveis na consulta do Mandado de Prisão", lembra ela. "A construção de uma sociedade mais segura e a proteção aos direitos do cidadão tem a partir de agora o apoio desse módulo do Sinesp Cidadão", reforça.
Como usarPara utilizar o novo serviço do Sinesp Cidadão é simples. Basta digitar dados como nome completo ou número de algum documento de identificação, como identidade, CPF ou título de eleitor. O módulo vai mostrar se a pessoa tem condenação na Justiça ou ordem judicial de prisão contra ela. E caso um registro de mandado de prisão seja encontrado, outros dados disponibilizados por órgãos do Poder Judiciário também aparecerão na tela.
A versão atualizada do aplicativo Sinesp Cidadão, com o Mandado de Prisão, está disponível para download na loja da Google para o Android e, em breve, será publicada na AppStore.
Além do módulo Mandado de Prisão, o Sinesp Cidadão oferece o CheckPlaca, por meio do qual é possível consultar dados de veículos registrados na base do cadastro do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e verificar se há informações sobre clonagem, furto ou roubo vinculadas aos veículos consultados.