General
Dados do Siconv estão em formato aberto
Desde janeiro deste ano, dados do Sistema de Gestão de Convênios do Governo Federal (Siconv) estão disponibilizados em formato aberto no Portal dos Convênios. A proposta é incentivar que profissionais da área de TI e demais interessados possam criar aplicativos, programas e sites que mostrem para a sociedade quais são os municípios, Estados, e ONGs que mais celebram convênios com o governo federal e como os recursos são investidos.
“Podem ser encontrados dados sobre quais convênios foram assinados, propostas que ainda estão em tramitação, dados dos convenentes e detalhes das ordens bancárias”, destaca Nitai Bezerra, analista de TI do Ministério do Planejamento e membro
da equipe responsável pela divulgação de dados abertos.
Na página da API (Interface de Programação de Aplicativos) do Siconv, a plataforma tecnológica que permite o acesso às informações, estão os detalhes de como utilizá-la. “O público-alvo dessa API são, principalmente, os desenvolvedores, já que um leigo não vai conseguir, de imediato, decifrar as informações disponibilizadas em arquivos de dados brutos, como XML, CSV ou JSON”, reforça.
Nitai salienta que o espaço é voltado para desenvolvedores, mas quem quiser ver os dados de forma independente pode recorrer à ferramenta de busca Google: “Temos uma forma de exibir os dados em HTML, uma vez que os dados dos convênios estão indexados na busca do Google”, acrescenta.
Os dados do Siconv disponíveis na API e no Google são fornecidos a partir da base mantida pelo Serpro, que desenvolveu o sistema para o Ministério do Planejamento.
PremiaçãoNeste mês, o governo vai premiar o criador de um aplicativo feito a partir de dados do Siconv. O prêmio faz parte do 1º Concurso Nacional de Dados Abertos, uma iniciativa que traz à tona uma série de conteúdos de vários sistemas do governo federal para estimular a participação da sociedade na leitura e na compreensão de informações públicas. O concurso é uma iniciativa do Ministério do Planejamento e do Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil).
A premiação será feita durante o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos, nos dias 21 e 22 de novembro, na sede da Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília.