• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Info

Notícias

notícias

General

Setor de TI brasileiro é foco de pesquisa do IBGE

Levantamento de serviços de tecnologia da informação revela importante contribuição do Serpro ao setor.

O setor de tecnologia da informação foi o objeto de estudo da Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação (PSTI) de 2009, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram consolidados e divulgados em abril passado, onde revelou-se que a receita bruta do setor, entre empresas com 20 ou mais pessoas, totalizou R$ 39,4 bilhões.

A maior parte da receita veio do desenvolvimento e licenciamento de software customizável (R$ 5,85 bilhões), consultoria (R$ 5,55 bilhões) e software sob encomenda (R$ 5,49 bilhões). No total, essas três atividades concentram 43% da renda auferida pelas empresas de TI brasileiras. O segmento de serviços é o maior consumidor de TI no país, respondendo por 51,8% das compras, seguido de perto pelo setor público, com 18,2%.

Para Roberto Saldanha, analista do IBGE, as empresas públicas de TI são as grandes responsáveis pelo percentual registrado no setor do país e o Serpro está no meio: “Empresas públicas como o Serpro, a Dataprev e, também, empresas estaduais fazem parte da pesquisa e possuem uma contribuição forte no segmento, não só em geração de receitas mas também em desenvolvimento de soluções”.

Saldanha considera que o mercado de TI ainda tem bastante espaço para crescer: “O mercado cresceu bastante, o número de empresas aumentou e o número de empregos também”, diz. “É um segmento que está em constante evolução. A cada período de tempo, novas tecnologias são desenvolvidas, e sempre vai demandar investimentos e mão-de-obra qualificada”.

A pesquisa está disponível no site do IBGE.

Comunicação Social do Serpro - Curitiba, 5 de maio de 2011

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico