General
Serpro utiliza Expresso V3 em toda sua estrutura

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) finalizou a implantação do Expresso V3 no início deste mês. A nova ferramenta é uma suíte de comunicação e colaboração desenvolvida pela empresa com o uso de software livre.
“Antigamente, uma ferramenta de e-mail era suficiente. Hoje, para se pensar em uma ferramenta de comunicação, devemos levar em consideração que as pessoas querem se comunicar por diversos meios, interagindo por vídeo, voz ou redes sociais", salienta Marcos Melo, titular da Coordenação Estratégica de Ações Governamentais do Serpro (Ceago).
Novidades
em software livre
O
Expresso V3, alinhado às tecnologias de computação em nuvem,
oferece o recurso de arquivamento de mensagens nos servidores. A
funcionalidade de arquivamento local, na estação, não é mais
utilizada na nova versão. O arquivamento remoto proporciona vantagens como segurança,
portabilidade e disponibilidade. Além disso, o espaço para
armazenamento de mensagens foi ampliado para 9,5 gigabytes.
O Expresso V3 conta ainda com uma interface mais intuitiva,
mais limpa e com funcionalidades agrupadas. Diferentes módulos, como e-mail
e catálogo de endereços, aparecem em abas. O menu é centralizado e os módulos permanecem
abertos ao se alternar de um para o outro. Mais uma vantagem da ferramenta é a possibilidade de salvar como favoritos parâmetros para busca e
pesquisa de e-mails, tarefas e eventos.
Para todo o governo
Baseado
na tecnologia Tine 2.0, diferente do V2 que foi construído em cima
da solução eGroupWare. O Expresso V3 conta com novas
funcionalidades como a webconferência e sincronização com
dispositivos móveis (iPhone, Android e Windows Mobile), soluções que facilitam e agilizam
ainda mais o fluxo de atividades e de comunicação entre as pessoas. Por conta de características como essas, outras instituições já começaram a demonstrar interesse pela ferramenta.
“Atualmente o Expresso V3 está instalado somente no Serpro, mas já estamos em negociação com a Presidência da República e o Ministério Público, que já são nossos clientes, para implantar a versão 3”, adianta José Sarto, gerente do Departamento de Comunicação Eletrônica da Ceago.
Sarto destaca que os demais clientes do Serpro que já usam a V2 também migrarão para o V3. Os novos clientes que solicitarem o Expresso já receberão a versão 3.
"O governo de Santa Catarina, que está em fase de negociação, é um exemplo. Outros clientes em potencial são os municípios integrantes do programa Cidades Digitais, que passarão a ser atendidos pelo serviço de nuvem do Serpro", destaca Sarto. "Estamos em contato também para colaborar com o Uruguai e a Argentina”, finaliza ele.