General
Serpro ganha mais um Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) recebeu, em cerimônia realizada na última quinta-feira, 25 de abril, em Brasília, o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.
A empresa conquista pela terceira vez a distinção, em reconhecimento às ações corporativas em prol da equidade. “Os resultados alcançados com o Programa representam a efetiva concretização de políticas públicas do governo federal. Eles dão a possibilidade para a construção de atitudes de compromisso com respeito, e abrem possibilidades para relações mais justas e saudáveis no ambiente de trabalho”, explica Sara Lustosa da Costa, chefe da Divisão de Desenvolvimento das Estruturas, das Pessoas e dos Programas de Diversidade.
Segundo ela, um exemplo das ações desenvolvidas pela empresa foi a realização, em novembro de 2012, do 3º Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero e Raça, evento que contou com a participação de nove empresas públicas, incluindo o próprio Serpro, empenhadas em disseminar e compartilhar as experiências bem sucedidas em cada instituição. “O Ciclo de Encontros também buscou promover a discussão sobre o impacto das políticas públicas na perspectiva de gênero e raça e, sobretudo, estabelecer compromissos na promoção da equidade de gênero e raça no ambiente organizacional”, completa.
Além de Sara Lustosa, Ana Beatriz Capparelli, integrante do Comitê Gestor do Programa Serpro de Equidade de Gênero e Raça do Serpro, também representou a empresa na cerimônia de entrega do selo. O evento contou com a presença da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, da ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção para a Igualdade Racial, Luiza Bairros.
Novas práticas e certificação
Desde a sua criação em 2006, o programa Pró-Equidade de Gênero e Raça reúne boas práticas que contribuíram para ambientes de trabalho mais igualitários.
As instituições, empresas e organizações que aderem ao programa Pró-Equidade de Gênero e Raça apresentam um plano de ações para a promoção da igualdade. Para receberem o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, é preciso que coloquem em prática ao menos 70% das ações previstas no plano.
O Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), com o apoio da Secretaria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial (Seppir), da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres – e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).