General
Serpro patrocina o IX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

Depois de passar por extremos como Belém e Porto Alegre ou lugares centralizados como Brasília e São Paulo, o Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) chega a outro extremo: dessa vez ao ponto mais oriental do Brasil, a Estação Cabo Branco, um complexo construído na praia de Ponta de Seixas em João Pessoa, na Paraíba. A nona edição do evento, que acontece de 22 a 24 de maio, conta com apoio e patrocínio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
A empresa aposta na iniciativa por tratar-se de um evento relevante para o fomento e a promoção do debate na área de sistemas e software, e uma oportunidade ímpar de compartilhar conhecimento tecnológico e de estreitar as relações com a academia e com os futuros profissionais que definirão a tecnologia do amanhã.
Presente em todos os aspectos da vida moderna e sem possibilidades de recuos, os sistemas de informação são estratégicos para a sobrevivência e a melhoria das organizações, tanto na automação de processos quanto no apoio a processos decisórios. Mas tanta facilidade também traz em seu bojo problemas conceituais e práticos que demandam investimentos em pesquisas, estudos e experimentos.
É nessa seara que se firmou o SBSI e sua nona edição traz a João Pessoa mais de 400 pesquisadores, profissionais e estudantes para dialogar sobre Sistemas de Informação e os Desafios do Mundo Aberto, o tema deste ano. Segundo a comissão organizadora, a proposta é discutir os desafios de desenvolvimento e uso de sistemas em um mundo cada vez mais colaborativo, compartilhado, transparente e com maior distribuição de poder.
O IX SBSI é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Entre os palestrantes de destaque estão o estoniano Marlon Dumas com a palestra Discovering Business Rules from Events Logs, além de Flavio Oqendo, da Université de Bretagne, e Fabricio Benevuto, que apresenta seu trabalho de análise e mineração em redes sociais.
Acesse o sítio do evento e saiba mais sobre a programação e como participar.