General
Serpro patrocina conferência de Python

Conhecida como uma linguagem de programação de alto nível, a Python é uma das linguagens cujo modelo de desenvolvimento é comunitário, aberto e gerenciado por organizações sem fins lucrativos. A Comunidade Python organiza há 10 anos uma conferência no Brasil que já se tornou referência. Esse ano o evento acontece em Pernambuco com uma série de palestras e apresentações que tem início na próxima quinta-feira, 6, em Porto de Galinhas e também com tutoriais que já se iniciam na tarde de hoje, 4, em Recife.
Além de envolver desenvolvedores, gestores e pesquisadores da linguagem, a Python Brasil 10 reúne interessados em discutir software livre e melhores práticas de desenvolvimento. O evento é organizado pelo Grupo de usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE) com apoio da Associação Python Brasil e patrocínio de instituições privadas e públicas, incluindo o Serviço Federal de Processameno de Dados (Serpro).
Os tutoriais que iniciam nesta terça, 4, focam a apresentação e praticidade de conceitos circulares ao universo Python, como a oficina “Web Semântica na Prática” com a proposta de despertar a vontade dos desenvolvedores utilizarem semântica em suas aplicações. Outro tutorial apresenta o MongoEngine, espécie de Document Object Mapper (ODM) utilizado para construção de documentos em Python e o Python Birds, um minicurso de orientação a objetos baseado no game Angry Birds.
Código de conduta para anti-assédio e anti-bullying
Inovando também na proposta de estabelecer comportamento compartilhado e baseado no respeito à diversidade de opinião e crenças, a organização do Python Brasil 10 impõe aos participantes a aceitação de Código de Conduta, cujo objetivo é proteger o público de danos e perigos morais, não sendo tolerado qualquer forma de assédios ou intimidações de qualquer participante do evento ou de membros da comunidade, particularmente o uso de imagens, atividades ou materiais de conteúdo sexual, trajar roupas ou uniformes sexualizados, tampouco incentivar qualquer forma de ambiente sexualizado.
Segundo a organização, o assédio inclui comentários ofensivos, verbais ou eletrônicos, relacionados a características ou escolhas pessoais. O código de conduta prega ainda a gentileza e o comportamento profissional, tendo sido adaptado a partir dos códigos de conduta utilizados pela PyCon US, que estão licenciados sob a Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.
Serviço
Python Brasil 10
data: 4 a 9 de novembro de 2014
Local: Recife (4 e 5) e Porto de
Galinhas (6 a 9)
Inscrições: http://2014.pythonbrasil.org.br/