General
Serpro patrocina a Plone Conference

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) patrocina a 11a edição da Plone Conference, considerada o principal evento de divulgação do gerenciador de conteúdo de código aberto no mundo. Depois de passar por cidades como Nova Orleans, Viena, Washington e Budapeste, é a vez de Brasília receber a conferência, que acontece de 2 a 8 de outubro e, pela primeira vez, fora do eixo Europa-Estados Unidos.
"Diversos órgãos do governo brasileiro utilizam amplamente esse gerenciador para a construção de portais”, lembra o coordenador de governo do evento, Paulo Pastore. “A escolha do Brasil para sediar a conferência é o reconhecimento da comunidade Plone de que o país é um grande caso de sucesso no uso da ferramenta”, acrescenta Pastore, que também é analista do Serpro.
No evento
A participação do Serpro na conferência não se restringe ao patrocínio.
Haverá ainda a palestra “Nova metodologia para portais: caso
Consegi”, ministrada pela gerente de design e sítios da
Superintendência de Desenvolvimento da empresa, Yara Athayde, e pelo desenvolvedor Giovanni Calanzani. A dupla apresenta a metodologia
baseada na reutilização de componentes, que permite reduzir prazos,
preços e melhorar a interface de sites para os clientes de governo.
A Plone Conf será realizada em conjunto com a 9a Conferência Brasileira de Python, na Escola de Administração Fazendária (Esaf). Os eventos são abertos a desenvolvedores, gerentes, governos, instituições de ensino, estudantes e aos demais interessados em aprender mais sobre o Plone e Python. Serão ao todo 20 treinamentos e 150 palestras com mais de 30 presenças internacionais de quatro continentes. Mais informações pelos endereços ploneconf.org e pythonbrasil.org.br.