General
Tecnologia
Serpro participa de Seminário de TIC

Ulysses (Serpro) e Alexis Almeida (Caixa) em painel realizado ontem
A 3ª Edição do Seminário TIC Brasília foi realizada ontem, 1° de setembro, na capital federal. O evento reuniu representantes do setor de TI para apresentar inovações de Tecnologia da Informação e Comunicação. O Serpro integrou a programação junto a outras estatais, como a Caixa, Banco do Brasil, BRB, Correios e Dataprev.
Em um dos painéis do seminário, denominado "Ferramentas de TI para aumento da eficiência dos serviços", Eric Lopes, chefe do Departamento de Gestão Integrada de Eventos, da Diretoria de Operações do Serpro, abordou a implantação da metodologia Ágil na empresa, destacando a mudança que isso gerou na relação com o cliente. "Fizemos treinamentos de coaching junto com os clientes e criamos uma sinergia. Trouxemos o cliente para dentro da equipe de desenvolvimento, o que melhorou todos os aspectos do trabalho. Ganhamos velocidade", indicou.
Já Ulysses Machado, coordenador de Segurança do Serpro, integrou o painel "Segurança de TI e o suporte a novos negócios digitais". Na oportunidade, revelou que a empresa está se preparando para oferecer ao cidadão, a partir da integração de diversas fontes autoritativas, opções de acesso a serviços partindo de cadastros já existentes, dos quais esse usuário faça parte. "Essa é uma das projeções do serviço de aplicação de diretório de controle de acesso de identificação do cidadão, a partir de serviços públicos que ele já 'frequenta', fazendo a vida mais prática", pontuou.
Ele também adiantou que para o ano que vem estão sendo empacotados serviços de segurança em três categorias diversas: segurança tática, consultoria e treinamento. Para Ulysses, o Serpro possui uma política de segurança madura e a empresa é pioneira no projeto de governança de segurança da informação com arquitetura voltada para o negócio. "Não somos mais táticos, estamos em plano estratégico. É preciso pensar a segurança como algo presente desde o início de um projeto. Estamos próximos a área de negócios", frisou.
Comunicação Empresarial do Serpro - 2 de setembro de 2016