General
Serpro participa de semana digital em Anápolis

Localizada a cerca de 140 KM de Brasília, Anápolis está sendo palco da Semana Digiarte, um evento de arte e tecnologia digital que acontece até o próximo domingo, 10. A maior cidade do interior de Goiás adotou o software livre na administração pública e possui dois telecentros com computadores doados pelo Serpro. Para o evento, a empresa promoveu uma reinauguração desses espaços, fazendo um upgrade nas 26 máquinas doadas.
“Mas o mais importante não é o equipamento e, sim, a preocupação das pessoas daqui com o conteúdo”, explica Eunides Chaves, coordenadora da Universidade Corporativa do Serpro - UniSerpro. Eunides foi ao evento apresentar o Portal de Inclusão Sociodigital. O sítio oferece 32 cursos em Moodle, um ambiente livre que permite a formação de grupos de aprendizagem. Segundo a coordenadora “os cursos estão disponíveis para quaisquer pessoas ou instituições que queiram implementar um projeto social”. Para ensinar como gerir o ambiente, o Serpro vai oferecer cursos presenciais para tutores indicados pela prefeitura.
Autonomia das comunidades
O coordenador de inclusão digital do Serpro, Luis Claudio Mesquita, que também compareceu ao evento, afirmou que “a empresa tem, como objetivos em 2013 e 2014, a distribuição de conteúdos em rede e o incremento de ações sociais”. Para ele, Anápolis pode funcionar como importante polo de difusão de conteúdos livres em sua região. “Acima de tudo, o conhecimento deve ser aplicado e utilizado. Por isso queremos incentivar as comunidades para que façam a gestão de seus próprios conteúdos”, afirmou.
Tesouros em QR code
Para promover a cultura digital, a Semana Digiarte trouxe uma
programação variada à Anápolis. Uma das atrações é o
concurso “Decifre o código”, que promove uma espécie de caça
ao tesouro envolvendo lugares históricos da cidade. Cada ponto foi
adesivado com um QR code que, ao ser fotografado, vai indicando o
próximo local. Ao final, ganha-se a oportunidade de participar do
sorteio de um laptop. A semana também oferece atividades como
apresentações de orquestra de laptops e balé eletroacústico, além de oficinas de robótica e música digital.