General
Serpro lança projeto de Qualidade de Vida no Trabalho

Na manhã da última sexta-feira, 9 de agosto, o Serpro lançou o projeto Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em videoconferência para gerentes de todas as regionais e escritórios da empresa. O evento contou com a palestra dos professores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ergonomia Aplicado ao Setor Público (ErgoPublic) do Instituto de Psicologia da UnB (Universidade de Brasília), parceiro da iniciativa.
A programação da atividade, voltada para o engajamento do corpo gerencial da empresa, teve mesa de abertura com o diretor-presidente, Marcos Mazoni, o de administração, Antônio João Parera, o superintendente de pessoas, Marcos Benjamin, e o coordenador estratégico de ações governamentais, Marcos Melo.
No segundo momento, os professores Mário César Ferreira e Rodrigo Rezende Ferreira palestraram sobre "Diagnóstico, Política e Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)". Logo após, com a intermediação da analista da superintendência de pessoas, Letícia Matsuda, houve espaço para responder às dúvidas.
O programa de Qualidade de Vida no Trabalho
O QVT, que possui abordagem preventiva, será executado em três etapas: diagnóstico, política e programa de Qualidade de Vida no Trabalho. Na primeira etapa, diagnóstico, será feita uma pesquisa para detectar fatores que impactam na qualidade de vida e nas vivências do contexto de trabalho.
O empregado receberá uma senha distribuída aleatoriamente e terá acesso anônimo às questões. Os resultados serão tratados de modo global, e não individualmente. O questionário eletrônico, que terá abordagem voltada para condições e organização do trabalho, relações socioprofissionais, crescimento profissional e elo trabalho-vida social, será disponibilizado por meio de um link no período de 2 a 13 de setembro.
A política e programa terão como base as percepções que os empregados manifestarem sobre o contexto de trabalho por meio da etapa diagnóstico.