General
Serpro investe na capacitação estratégica de seus empregados

Analistas e gestores da empresa aprimorarão, cada vez mais, seus conhecimentos por meio de cursos inseridos no programa de Educação Pós-graduada - Subprograma Especialização Estratégica, promovidos pelo Serpro, por meio da sua Universidade Corporativa (UniSerpro). Para os analistas, o curso é presencial e itinerante, enquanto que para os ocupantes de função gerencial se dará na modalidade a distância.
Na quarta-feira, 19, em Brasília, ocorreu a aula inaugural dos Cursos de Especialização Latu Sensu em Gestão Pública, que têm três focos de interesse: Gestão, Negócios e Estratégia. A aula teve transmissão por videoconferência para todas as regionais e escritórios do Serpro. Os 105 empregados, analistas do corpo funcional, estão divididos em três turmas de 35 alunos. Eles participarão do curso na modalidade presencial, realizado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). Nesta primeira aula, foram abordados os desafios enfrentados pelos gestores do Serpro ao longo das mudanças experimentadas pela sociedade nos últimos anos e os desafios da gestão em empresas públicas.
Os cursos objetivam promover a formação, no nível de especialização, de profissionais em conhecimentos de gestão pública, adaptados ao contexto do Serpro. O propósito é proporcionar a esses empregados a oportunidade de contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pela empresa - além de colaborar para o desenvolvimento da visão estratégica dos negócios públicos. A participação dos empregados conta com a anuência da chefia imediata e do superintendente da área de atuação.
A cerimônia de abertura dos cursos contou com a presença do diretor de administração, Antônio João Nocchi Parera, do vice-diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação da UnB, professor Jorge Katsumi e da coordenadora da UniSerpro, Eunides Maria Leite Chaves.
Primeiro curso começa na próxima semana
No próximo dia 24 começa o curso focado em Gestão. Em outubro, o de Negócios e, em março de 2013, o de Estratégia. Segundo a coordenadora da UniSerpro, essa especialização tem um importante cunho participativo e transparente, tanto na construção do seu conteúdo – formatado considerando as necessidades das áreas da empresa
– quanto no processo seletivo.
Os alunos terão cinco dias de aula, a cada mês, em uma regional, de modo que conhecerão todas ao final do curso. “Esse caráter itinerante permitirá que sejam feitos estudos de casos nas regionais, e as teses dos alunos deverão ser pautadas neles. A expectativa é de aplicabilidade das soluções resultantes das teses no âmbito do Serpro, já que estamos preparando futuros gestores públicos”, destaca Eunides.
O investimento do Serpro na capacitação estratégica de seus empregados teve início no mês de junho deste ano com a abertura de inscrições para o curso de pós-graduação em Gestão Pública para analistas do corpo funcional.
Corpo gerencial
O Sepro iniciará, em breve, o processo seletivo para o curso voltado ao corpo gerencial. A diferença é que será realizado a distância. Em março deste ano, foi lançada a enquete para as chefias da empresa, com o objetivo de estimar a quantidade de alunos para fins de dimensionamento das turmas e dos tutores.