General
Serpro hospeda novo Portal Brasil

Lançada recentemente pelo governo federal, a versão reformulada do Portal Brasil contou com a participação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) no desenvolvimento, na hospedagem e na segurança da plataforma. A reformulação faz parte do chamado Gabinete Digital, uma iniciativa on-line do governo federal para ampliar o acesso do cidadão a serviços públicos e incentivar a participação popular nas decisões.
O Serpro foi responsável pelo desenvolvimento de dois ambientes integrantes do Portal Brasil, o Guia de Serviços Públicos e o Guia de Aplicativos. “O Portal Brasil disponibiliza links para vários outros portais de órgãos do governo. A vantagem é que o cidadão não precisa acessar o site do órgão responsável”, salienta a coordenadora de negócios que atende a Presidência da República no Serpro, Tatiana Giachini.
Os guias
O
Guia
de Serviços Públicos
é um ambiente no qual diversos órgãos do governo cadastram os serviços
que prestam ao cidadão pela internet. Assim, por meio do Portal Brasil, o cidadão tem acesso
a 583 serviços públicos on-line. Pedido de passaporte e cálculo da
Previdência são alguns exemplos.
Já o Guia de Aplicativos é um espaço que reúne aplicativos públicos para celulares e tablets. Exemplos de aplicativos disponíveis são o Pessoa Física da Receita Federal, que permite consultar informações sobre IRPF e CPF, e o Infraero Voos Online, que oferece consultas sobre os horários de partidas e chegadas de voos de 50 aeroportos brasileiros.
Hospedagem
com segurança
O
Portal Brasil está hospedado no Serpro, que provê a infraestrutura
necessária para o funcionamento da plataforma e o mantém em seu centro
de dados. E um Centro de Comando está operando de forma mais
ativa desde 23 de setembro, e até 7 de outubro, para garantir o
funcionamento nos primeiros dias do portal, que foi lançado no dia 27. Durante esse período, os
envolvidos na reformulação do portal (coordenação,
superintendentes e diretores) recebem diariamente informações de
disponibilidade média e número de incidentes registrados para cada
um dos serviços dos portais.
Manter o portal é importante, mas garantir segurança dos dados também. Segundo o gerente do Centro de Comando do Serpro em Brasília, Eric Lopes, o portal passa a cada bimestre por análise de vulnerabilidade. “A análise consiste em testes massivos de tentativa de intrusão e roubo ou alteração de informações. A infraestrutura é toda redundante e backups diários do portal são armazenados por cinco anos de forma criptografada”, destaca Eric. “O portal é monitorado 24 horas por dia, sete dias por semana, por ferramentas que testam o seu tempo de resposta e verificam a quantidade de acessos”, acrescenta.
O cuidado com a segurança também passa pelo Sistema de Estatística, desenvolvido pelo Serpro. O analista da empresa Gean Nascimento resume a importância da utilização de uma solução própria. “A gente sabe o que está sendo acessado. Soluções externas podem passar informações para bancos de dados estrangeiros”, explica.
Assista ao vídeo de lançamento do novo Portal Brasil.