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Serpro garante melhores serviços no âmbito da plataforma baixa
O novo sistema representa um avanço na administração de servidores Unix, Linux e Windows e na adequação às exigências dos Níveis de Serviços acordados com os clientes, com ganho em qualidade, segurança, disponibilidade e desempenho.
Rosana Teixeira, que na época de planejamento e implementação do projeto era gerente do Departamento de Gerenciamento de Centros de Dados (Cdger), explica que a implantação da Sigpb atende a uma grande expectativa do Serpro, relativa à automação dos processos de monitoração e gerenciamento dos servidores, softwares básicos e ambientes de serviços (estes últimos são soluções de software como sistemas de informação, bancos de dados e sítios web) nos sistemas operacionais Unix, Linux e Windows, que integram a plataforma baixa. "Devido à complexidade e heterogeneidade desses ambientes operacionais, realizar esse gerenciamento representava um enorme desafio para o Serpro. A integração desses elementos fornece uma visão completa dos ambientes e melhora bastante o gerenciamento da plataforma baixa", analisa Rosana.
Sigpb
A solução é multiplataforma e composta por 15 ferramentas para realizar as seguintes atividades: monitoração, gerenciamento, suporte ao planejamento da capacidade, gestão de políticas de segurança de ambientes produtivos, gerenciamento de Acordos de Nível Operacional (ANO), distribuição e publicação de objetos e automação de inventário dos recursos de hardware e software do Centro de Dados.
"Por meio de telas gráficas, amigáveis e intuitivas, os usuários do Sigpb podem conferir dados e informações dos eventos em tempo real, assim como o comportamento dos recursos de Centros de Dados e impactos nos serviços", explica Rosana.
O Sigpb já opera em 58 máquinas servidoras, sendo 28 físicas e 30 virtualizadas, que trabalham em regime de contingência entre os três Centros de Dados do Serpro,que estão em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. "Toda essa infraestrutura, alocada para a monitoração e de gerenciamento da plataforma baixa, objetiva garantir as condições necessárias ao Gerenciamento de Níveis de Serviço para cerca de três mil serviços e mais de 1.400 servidores", conclui.
O projeto de implantação da solução foi realizado pela equipe da Superintendência de Centro de Dados (Supcd).
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 10 de junho de 2011