General
Serpro entre as maiores de Recife

Há 16 anos o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) e a Prefeitura do Recife homenageiam as 50 empresas que mais recolhem Imposto Sobre Serviços (ISS) para o município e o Serpro tem sido constantemente agraciado na premiação.
A cerimônia que homenageou os maiores contribuntes de 2012 aconteceu ontem, 12, no auditório do JCPM Trade Center, no bairro do Pina, em Recife. O Serpro ocupou a 20ª posição, estando ao lado de gigantes do setor de serviços como o Banco do Brasil, Uninassau, IBM e Hipercard, este último o maior contribuinte.
O prêmio, um certificado emoldurado, foi recebido pelo titular da unidade de logística do Serpro em Recife, Tiago Viana. “É gratificante saber que nossa empresa, além de ser um pilar de segurança na área de TI governamental também tem um papel de relevância para o desenvolvimento da cidade do Recife, e essa homenagem é mais que um reconhecimento à legalidade de nossos processos, é um momento em que a Prefeitura também presta contas das ações financiadas com o tributo ISS”, destacou Tiago durante a cerimônia em que estiveram presentes o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e o presidente do SJCC, João Carlos Paes.
Em seu discurso, o prefeito do Recife ressaltou a importância do tributo que responde por 25% da receita anual do município, lembrando a importância das empresas do setor de serviços para o desenvolvimento da região.
“Recife é referência para todo o Norte-Nordeste. Se antes as pessoas tinham que ir ao Sudeste para realizar procedimentos de saúde de alta complexidade, hoje vêm ao Recife. Isso também é realidade para outras áreas, pois nossa cidade tem alcançado grande desempenho nos polos privados de educação, de comunicação, compras, de serviços de publicidade, de tecnologia. A área de tecnologia tem oferecido oportunidades de se empreender, de empregos. Para se ter uma ideia, cerca de 25% da nossa produção tecnológica é exportada para outros países”, discursou Geraldo Júlio.
ISS e Prêmio
O
Prêmio ISS - Contribuintes do Desenvolvimento tem como objetivo
homenagear as empresas que mais recolheram o imposto municipal. Além de
trazer notoriedade às empresas, também serve para informar à população
sobre a origem e aplicação dos recursos oriundos da arrecadação
municipal.
O Imposto Sobre Serviço (ISS) é regido nacionalmente pela lei complementar 116/2003. É o tributo devido pelo prestador de serviços de qualquer natureza, seja empresa ou profissional autônomo, independente da existência de estabelecimento fixo, do cumprimento das exigências de normas para o exercício da atividade e do resultado financeiro obtido.
Trata-se do principal tributo municipal e sua aplicabilidade na cidade do Recife é regulada pela lei municipal 15.563/91, sendo cobrado sobre atividades especializadas. Comumente, de fornecedores de serviços, incluindo estabelecimentos vinculados.