General
Porto sem Papel recebe prêmio de inovação

O Porto sem Papel (PSP) conquistou o 4º lugar no 17º Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal. A solução tecnológica do PSP, desenvolvida pelo Serpro para a Secretaria de Portos, foi considerada uma ferramenta de gestão inovadora por promover mudanças nos processos, reduzir a burocracia no setor portuário e impulsionar o comércio exterior brasileiro.
"O Porto sem Papel beneficia o Brasil à medida que provê o governo, empresas privadas e sociedade com uma solução nacional de TI que agiliza a logística portuária, integra sistemas de governo que interferem nesse processo e concentra informações portuárias, estratégicas e operativas”, destaca a gerente do Porto sem Papel no Serpro, Lisley Paulela. "E o prêmio é o reconhecimento da excelência presente na prestação de serviços executados pelo Serpro”, finaliza Lisley.
O Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal é promovido anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog). Além do PSP, mais nove instituições foram premiadas na cerimônia realizada dia 26 de março, em Brasília.
O
Porto sem Papel
O
PSP é um conjunto de sistemas criado para ajudar a reduzir em 25% o tempo de estadia dos
navios nos portos e cortar pela metade os 5,8 dias gastos com
documentação para exportação de uma carga. E a
proposta da Secretaria de Portos é implementar o PSP em todos os portos marítimos brasileiros: já são 29 atendidos, e a previsão é levar, até o fim deste mês, o PSP para o porto de Santana, no Amapá, para Itaqui, no Maranhão, e para os portos de
Belém, Vila do Conde e Santarém, no Pará. No próximo mês, será a vez do porto de Manaus. Já na segunda fase, haverá a entrada de novos anuentes e terminais
privativos, além de implementação de outros módulos no sistema.