General
Serpro é premiado por atuação com jovens aprendizes

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) foi homenageado pelo trabalho desenvolvido com jovens aprendizes em Salvador. A premiação ocorreu durante a solenidade de formatura da 24ª turma de alunos do Programa Aprendiz Legal, um programa de formação profissional voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, implementado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com a Fundação Roberto Marinho.
Antônio Jorge Vasconcelos, assessor da Diretoria do Serpro, ressalta a importância de receber a premiação promovida pelas duas instituições criadoras do Programa Aprendiz Legal. “Essa homenagem é o reconhecimento da sociedade baiana pelo trabalho desenvolvido por uma empresa que atua com tecnologia, mas sem descuidar do social. É também uma grande oportunidade de dar maior visibilidade ao nome Serpro”, afirma Jorge, que é ainda representante regional do Programa Serpro de Inclusão Digital (Psid).
Aprendiz
Legal
Com o
Aprendiz Legal, jovens com idade entre 14 e 24 anos têm oportunidade
de capacitação em uma profissão unindo teoria e prática, pelo
período de dois anos. Além disso, o programa auxilia as empresas,
principalmente as de médio e grande porte, a cumprir a cota de
contratação de aprendizes exigida pela Lei 10.097 de 2010, a Lei da Aprendizagem. Segundo
a legislação, a contratação de aprendizes deve corresponder a uma
cota de 5% a 15% do quadro de funcionários qualificados.
Atualmente, mais de 2,3 mil jovens estão inseridos em programas de aprendizagem intermediados pelo CIEE em empresas e organizações da Bahia, como o Serpro, a Rede Bahia e a Fundação José Silveira, instituições homenageadas durante a solenidade de premiação ocorrida no último dia 24.