General
Serpro é destaque em certificação digital

Pelo sexto ano consecutivo, o Serpro recebe a certificação ISO/IEC 27001:2005, padrão de referência internacional para a gestão de segurança da informação. Em 2006, o Serpro foi a primeira empresa pública da América Latina a obter a certificação BS 7799. Em 2007, este padrão britânico foi sucedido pela norma ISO/IEC 27001:2005. Desde então a empresa vem obtendo anualmente a manutenção dessa certificação, fator que, segundo Gilberto Netto, comprova a qualidade e a excelência do serviço prestado pelo Serpro.
“A certificação ISO 27001 é a maior e mais reconhecida certificação em gestão de segurança da informação em todo o mundo. Por meio de uma auditoria externa, contratada exclusivamente para isso, é verificada a conformidade de nossos processos e procedimentos com os controles estabelecidos pelas normas ISO 27001 e ISO 27002”, explica. Netto conta ainda que atualmente, mais de 7.900 empresas ao redor do mundo possuem essa certificação, sendo apenas cerca de 24 no Brasil.
Histórico
Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) foi instituída pela Medida Provisória 2.200-2, em agosto de 2001. Atualmente, a técnica é utilizada em várias transações e processos eletrônicos, como a apuração de tributos e a tramitação de documentos oficiais. No ano anterior ao da Medida Provisória, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) já possuía os conhecimentos de tecnologia e infraestrutura necessários para a criação da ICP-Brasil, e já operava uma Autoridade Certificadora (AC) para a Presidência da República e outra para si mesmo.
“A grande experiência do Serpro na produção desse serviço garante um atendimento diferenciado aos nossos clientes, com grande qualidade e segurança”, destaca o chefe do Departamento de Segurança e Certificação Digital do Serpro em Brasília, Gilberto Netto.
Hoje, o Serpro é uma das quatro únicas empresas a possuírem a infraestrutura necessária para a prestação de serviço de certificação digital. A empresa hospeda sua própria AC, além das Autoridades Certificadoras da Presidência da República, Receita Federal, Justiça Federal, Casa da Moeda e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj).
Os
Centros de Certificação Digital (CCD) da empresa ficam localizados
nas representações da Superintendência de Operações em
Brasília e no Rio de Janeiro. “O Serpro trabalha com todos os
certificados digitais previstos na ICP Brasil. Oferecemos serviços
de hospedagem e operação de Autoridades Certificadoras para
clientes e diversas empresas privadas, além de serviços de emissão
de certificados de pessoa física, pessoa jurídica, equipamentos,
aplicações e assinatura de códigos para clientes e contribuintes
em geral”, ressalta Netto.
Certificação
Um certificado digital serve para ligar uma entidade – seja ela pessoa física ou jurídica - a uma chave pública. Trata-se de um arquivo eletrônico que identifica quem é seu titular, ou seja, um tipo de documento eletrônico de identidade. Através da tecnologia, a certificação digital garante autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. “As principais vantagens do uso de certificados digitais é o aumento da segurança e a possibilidade de otimização de processos organizacionais, como a maior utilização de documentos eletrônicos em substituição do papel”, pontua Netto.