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Serpro e CEF assinam convênio para intercâmbio de conhecimentos
Na manhã desta terça-feira, 30, o Serpro e Caixa Econômica Federal - CEF assinaram o Convênio de Cooperação Técnico-Científica e Cultural, que dará, às duas instituições, a oportunidade de compartilhar treinamentos e capacitação. "Essa iniciativa aumentará o portifólio das empresas e qualificará ainda mais as nossas equipes", comemorou o vice-presidente de gestão de pessoas da Caixa, Edilo Valadares.
O diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, assinalou a oportunidade do Serpro e Caixa compartilharem conhecimentos como um importante passo para a formação de redes colaborativas e de reuso dos investimentos governamentais. "Compartilhar conhecimento é diferente de compartilhar objetos, pois no campo do saber, sempre é possível agregar mais", completou Mazoni. A presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, indicou o compromisso das instituições como um grande avanço do próprio governo.
Marcos Mazoni e Maria Fernanda Coelho assinam o Convênio de Cooperação Técnico-Científica e Cultural
Convênio
O Convênio entre Serpro e a Caixa visa o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, além do compartilhamento de ações educacionais e conteúdos de ambas as Universidades Corporativas. As ações de ensino e aprendizagem poderão abranger, dentre outras, a cessão de vagas excedentes em cursos presenciais, realização de cursos e palestras, utilização de publicações técnicas e participação em cursos a distância e outros eventos promovidos pelas instituições. As empresas compartilharão cursos e sistemas, considerando que os itens permutados deverão ser acompanhados da respectiva documentação e do código-fonte.
Modelo de Gestão de TI
A assinatura do convênio foi realizada durante a solenidade de apresentação do novo Modelo de Gestão do Atendimento de TI da Caixa. Clarice Coppetti, vice-presidente de TI da instituição, explicou que o novo modelo é fruto de maciço investimento em pessoas, com capacitação e recomposição das equipes. "A principal mudança do projeto está relacionada ao foco das demandas, que hoje está em sistemas e, a partir de agora, será em serviços", analisa Coppetti.
A vice-presidente ressalta que este é um projeto dinâmico e que será aperfeiçoado com a interação entre a área de TI e usuários finais. Marcos Mazoni qualificou o novo Modelo de Gestão do Atendimento de TI como atual, com a nova visão estratégica da TI, de oferecer maior facilidade para as pontas. "Essa é uma lógica viva que traz para a ponta a facilidade e leva a complexidade para a área de TI", avalia.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 30 de junho de 2009