General
Serpro desenvolve VPN livre para dispositivos móveis

Desenvolvida em plataforma livre, a nova solução de VPN do Serpro nasceu a partir de um trabalho apresentado na edição 2010 do Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão Aplicadas a Serviços Públicos, em Recife, e acaba de ser disponibilizada para utilização também em dispositivos móveis. De acordo com Jorge Luiz Peixoto, autor do trabalho premiado, o Serpro já oferecia aos seus clientes duas modalidades de VPN acesso remoto: o W-VPN e C-VPN. Ambas soluções são proprietárias e geram dependência do cliente em relação ao vendedor de serviços ou produtos, implicando em altos custos de migração no caso de troca de fornecedor.
Com a finalidade de ter mais autonomia sobre o serviço e gerar economia de recursos, Jorge Peixoto começou a pensar em uma solução de VPN baseada em software livre, ideia que depois seria estendida aos dispositivos móveis. Para desenvolver a rede privada foram utilizadas importantes ferramentas como o OpenVPN, software livre para construção de redes privadas, o Packet Filter, firewall utilizado na segurança da rede e o Firewall Builder, outro dispositivo de segurança. Para Peixoto, disponibilizar o serviço em plataforma aberta com qualidade representa liberdade. “A flexibilidade, o controle e a eficiência do software livre agregam muito ao serviço. No nosso caso, que trabalhamos com acesso seguro à informação, o software livre nos agrega, também, segurança”, explica.
Melhorias
Dentre as melhorias incorporadas à solução, estão a usabilidade e a forma mais amigável do novo serviço. Isso sem falar na mobilidade, atributo marcante dos dispositivos portáteis. Segundo Peixoto, o objetivo do projeto sempre foi prover uma solução equiparável à solução proprietária. No entanto, muitas oportunidades de melhoria ainda precisam ser exploradas, sempre priorizando aspectos chave no desenvolvimento de uma aplicação. “O nosso software de VPN para Windows, por exemplo, é muito ríspido, não trata bem o usuário. Nos últimos meses, temos trabalhado em um novo, escrito do zero, que será tão bom, ou melhor, que o proprietário”, afirma.
Benefícios
Embora ainda não se tenham números contabilizados a respeito do impacto econômico da utilização de software livre no projeto, os benefícios são visíveis. Segundo Peixoto, do ponto de vista do negócio, o VPN em tablets e smartphones poderá gerar novas oportunidades e novos serviços poderão ser comercializados pela empresa. “Com o advento dos dispositivos móveis, passamos a ter acesso a dados e informações em qualquer momento ou lugar e, agora, de uma forma segura quando conectado através de uma VPN”, conclui.
Saiba mais
A VPN (Virtual Private Network) é uma rede privada que usa uma rede pública - normalmente a Internet - para conectar sítios remotos ou usuários. Em vez de usar conexões físicas, como uma linha dedicada, uma VPN utiliza conexões virtuais, ligando a rede privada corporativa ao escritório ou ao funcionário que trabalha remotamente.