General
Serpro disponibiliza acesso remoto VPN para iOS

A solução de o-VPN do Serpro ganhou, no início de maio, uma versão para iOS, o sistema operacional móvel da Apple, nativo do iPhone, Ipad e iPod. Desenvolvido em plataforma livre, o serviço já estava disponível para Linux, Windows e Android. A nova versão é fruto do trabalho do analista Jorge Peixoto, da área de Operações, que apresentou seu projeto no Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão aplicadas a Serviços Públicos (Conserpro), em 2010. Ele informou que o serviço o-VPN para iOS tem poucas diferenças em relação as outras plataformas, já que o núcleo do serviço, o OpenVPN, é multiplataforma.
A VPN (Virtual Private Network) é uma rede privada que utiliza uma rede pública - normalmente a Internet - para conectar sites remotos ou usuários. Em vez de usar conexões físicas, como uma linha dedicada, uma VPN utiliza conexões virtuais, ligando a rede privada corporativa ao escritório ou ao funcionário que trabalha remotamente. Isso significa que, potencialmente, o empregado do Serpro ou cliente que possui um dispositivo com Android, Windows e, agora, com iOS, pode se conectar à intranet de sua empresa a partir desse aparelho. A inovação permite, por exemplo, que os empregados do regime de teletrabalho, que acessavam aplicações e a rede da empresa a partir da internet residencial, passem a utilizar tablets e smartphones com a mesma finalidade.
No processo de adaptação da VPN ao iOS, a equipe gestora do Serviço de Acesso Remoto (SAR) teve que mudar algumas configurações no serviço. “O núcleo do aplicativo é o mesmo para Android. O que muda é a chamada API (interface de programação de aplicativo) da Apple, que provê integração ao framework de VPN do iOS. Dessa forma, apenas a parte do código-fonte que não acessa a API proprietária da Apple pode ser licenciada sob uma licença de código aberto”, explica.
Para Mauro Henrique Evangelista, chefe do setor de gestão do SAR, a acessibilidade remota via dispositivos móveis, sobretudo na plataforma iOS, é uma realidade nas organizações modernas. “Disponibilizar essa nova forma de acesso à intranet do cliente agrega valor e flexibilidade à atividade fim do usuário do SAR. Com a evolução da tecnologia, os dispositivos móveis se transformaram em verdadeiros computadores de mão. Atividades que hoje são executados por notebook poderão ser realizadas por tablets ou smartphones das mais variadas plataformas", ressalta Evangelista. "A liberação da versão de VPN para iOS representa a oportunidade de prestar novos serviços, na medida em que atinge um número maior de usuários", complementa Jorge Peixoto.
Mais informações podem ser obtidas no portal do SAR.