General
PARCERIA
Serpro debate tecnologia e cidadania em Salvador

Wilton Mota falou sobre Infovia e soluções na área de redes do Serpro
O Serpro foi representado pelo diretor de Operações, Wilton Mota, que participou de dois painéis de discussão, um sobre redes digitais de alta velocidade e outro sobre cidadania na prática por meio das TICs.
Para Wilton, os dois temas estão diretamente relacionados. “Hoje, não se pode falar em cidadania sem o uso da tecnologia. Desde a luz elétrica, passando por redes de comunicação e tecnologia da informação, de uma forma geral. É fundamental discutir isso com o mercado e também com a academia, para que tenhamos o rumo certo a ser trilhado nessa área. Isso passa por ter rede, conteúdo trafegando nessa rede e formação responsável do uso da tecnologia também na ponta, ou seja, existe um público-alvo que tem que ter o conhecimento de como usar melhor a tecnologia da informação”, afirmou.
Wilton Mota também apresentou o trabalho desenvolvido com sucesso pelo Serpro na área de redes, com a Infovia em Brasília, uma rede metropolitana de alta velocidade criada na capital federal em 2004.
Segundo ele, ter uma rede de alta velocidade não é o bastante. “Antigamente a ideia geral era ter alta velocidade e redundância com garantia de backups. Hoje, mais que velocidade e backups, o conceito é de continuidade dos negócios”, destacou o diretor. A Infovia tem 99,9% de disponibilidade mensal.
Rede ReMeSSa
Em breve, o Serpro assinará um acordo de cooperação técnica com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para uso da Rede Metropolitana de Salvador (Rede ReMeSSa), uma rede com uma extensão de aproximadamente 106 km de fibra ótica de alta velocidade que atende universidades públicas e particulares e outros órgãos ligados à pesquisa e inovação na capital baiana.
Sucesu 2014
O Congresso de Informática e Telecomunicações - Sucesu 2014 é um encontro promovido pela Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Estado da Bahia (Sucesu/BA) com o objetivo de aprofundar e discutir temas emergentes da área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações na Bahia, além de discutir prioridades do setor e apresentar perspectivas econômicas e tendências, aprimorando conhecimentos em gestão.
O evento termina nesta sexta-feira, 28.