General
Serpro cria segundo aplicativo móvel da Receita Federal

Já imaginou fazer uma agradável viagem ao exterior e quando voltar ao Brasil não ter nenhuma “dor de cabeça” ao passar pela Alfândega? Pois é justamente para facilitar a chegada dos brasileiros que retornam ao país que a Receita Federal lança nesta segunda-feira, 23, o aplicativo móvel “Viajantes no Exterior”, solução desenvolvida pelo Serpro.
“Nós divulgamos, em junho, o “Pessoa Física” e agora desenhamos um aplicativo destinado aos contribuintes que já estão viajando ou que vão viajar para fora do país, um segmento que cresce muito a cada ano”, destaca o gerente do projeto Mobilidade da Receita Federal, José Carlos Fonseca. “O nosso objetivo é permitir a mobilidade absoluta, ou seja, oferecer sistemas e serviços que façam com que a computação chegue na mão do usuário final, em qualquer instante e lugar em que ele precisar”, completa o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni.
Rapidez e conforto
A partir do menu do aplicativo, o viajante pode, antes mesmo de pisar em solo brasileiro, navegar pelos itens “Vídeo informativo”, “Dicas de Viagem”, “Avaliação” e “Assistente DBA”: “o aplicativo vai ajudar a sanar as dúvidas dos brasileiros sobre quais bens podem trazer e se são obrigados ou não a fazer a DBA ao desembarcarem aqui”, acrescenta José Carlos, que cita a Declaração de Bagagem Acompanhada, documento impresso que deve ser preenchido por todos que ingressam no Brasil, qualquer que seja a via de transporte, e que tenham bens a declarar conforme normas da Receita.
Não para por aí. A proposta é que uma futura versão do aplicativo possa ainda agilizar a entrada de quem virá para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Quando um estrangeiro vem ao Brasil, ele tem que fazer a DBA para que determinados bens pessoais entrem e saiam do país”, explica Fonseca. “Hoje isso é feito em papel, mas a intenção é que o 'Viajantes no Exterior' evolua e permita que a própria Declaração seja feita via tablets ou smartphones, o que certamente vai agilizar esse trâmite de chegada de pessoas em nosso país”, aposta o representante da Receita.
Tecnologia livre
A versão Android do “Viajantes no Exterior” conta com soluções baseadas em software livre. Ela foi desenvolvida pelo Serpro com a linguagem de programação Java, roda com o banco de dados embarcado SQLite, e trabalha com o servidor de aplicação JBoss, um poderoso middleware de código aberto. Sem contar o próprio sistema operacional Android, que é baseado no núcleo Linux e está sob licença Apache, o que permite que seu código seja distribuído e usado por diferentes fabricantes de aparelhos móveis.
Na próxima edição da Revista Tema, você saberá mais da parceria do Serpro com a Receita Federal na matéria de capa sobre mobilidade e governo eletrônico. Em agosto.