General
Serpro cria interface de curso para Unesco

Nesta segunda-feira, 27, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) assinaram um memorando de entendimento para implementação do curso de educação a distância “Juventudes, Sexualidades e Prevenção das DST/Aids". O curso, destinado a professores do ensino médio, das séries finais do ensino fundamental e aos trabalhadores da área da saúde, teve seu conteúdo elaborado pela Unesco e parceiros como Ministério da Educação e Ministério da Saúde, e sua interface on-line foi desenvolvida pelo Serpro.
"É em iniciativas como esta que percebemos que a tecnologia usada dentro da empresa pode ser disponibilizada para o cidadão e pode permitir que ele fique cada vez mais informado, principalmente em relação a um tema tão importante como o do curso”, enfatizou o diretor de Administração do Serpro, Antônio João Parera, que citou ainda o Moodle, uma plataforma livre de aprendizagem utilizada em mais de 200 países e que, desde 2008, é pesquisada e aplicada pelo Serpro na criação de disciplinas E@D. “O Moodle é um ambiente preparado para disseminar a educação a distância”, acrescentou.
O representante da Unesco no Brasil também se pronunciou durante a cerimônia, realizada em Brasília: “sabemos da qualidade do curso e esta é uma parceria muito gratificante para nós”, destacou Lucien Muñoz, que demonstrou ainda interesse em expandir a cooperação para a criação de um curso E@D com outro assunto: “um dos temas que nos interessa é a Lei de Acesso à Informação, pois ela relaciona-se com os mandatos da Unesco, entre eles, a comunicação, a liberdade de expressão”, exemplificou Munõz.
O curso “Juventudes, Sexualidades e Prevenção das DST/Aids" será lançado, oficialmente, nesta quinta-feira, 30, no estande da Unesco/Serpro no IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, no Anhembi, em São Paulo. Durante todo o dia, os visitantes poderão usar os computadores do telecentro instalado no local para acessar o curso e conhecer melhor suas funcionalidades, conteúdo e visual.